Arquivo do blog

sábado, 24 de julho de 2021

PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,24-30)(24/07/21)


Caríssimos, se percebermos bem, a dicotomia existente neste mundo, isto é, a oposição entre o bem e o mal, também se faz presente dentro de cada um de nós, e que essa luta interior é constante, às vezes menos acirrada; às vezes um tanto volumosa. Porém, se permanecermos fiéis ao Senhor até o fim, venceremos todas as batalhas travadas, uma vez que as graças e bênçãos para isto não nos falta, pois, Ele permanece conosco lutando a nosso favor.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos conta a parábola do trigo e do joio para nos explicar a presença do mal em meio à criação, nos mostrando sua origem e a temporalidade da sua presença. Ensina-nos também que o maligno, que semeou o joio, é vencido pela paciência e a justiça divina que a Seu tempo se cumprirá perfeitamente dando a cada um a justa recompensa pelo bem ou pelo mal aqui realizado.


De certo, como vimos, os servos ao perceberem o joio, queriam fazer justiça de imediato, mas o Senhor os recomendou a cautela, dizendo: "Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”. (Mt 13,30). Ou seja, o trigo permanece trigo e no dia do juízo final será recolhido no celeiro do Senhor; enquanto que o joio será estirpado para sempre e lançado na fornalha ardente onde haverá "choro e ranger de dentes." 


Com efeito, o Senhor também nos revela que tudo acontece no tempo que nos foi dado, e por isso, precisamos combater as tentações para evitarmos todo tipo de pecados, pois eles nos afastam do Senhor, e são a causa da nossa ruína caso os cometamos. Por isso, quanto menos expostos ao mundo e as suas aparentes novidades, mais cresceremos em estado de graça e santidade por permanecermos na presença do Senhor.


Portanto, caríssimos, peçamas ao Senhor Jesus a graça do silêncio interior fazendo calar dentro de nós todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos, desse modo, estaremos sempre disponíveis para o Senhor e os seus propósitos à nosso respeito, que consiste em segui-lo como seus discípulos, na alegria de sermos trigo, e não joio.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox