Arquivo do blog

terça-feira, 20 de julho de 2021

MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,46-50)(20/07/21)


Caríssimos, a liturgia de hoje nos apresenta uma das teofanias (ação direita de Deus) mais importante da história do povo eleito, trata-se da passagem do Mar Vermelho, em que o Senhor intervém diretamente por meio de Moisés para que seu povo o atravessasse a pé enchuto, enquanto o Faraó e todo o seu exército que o perseguia para o massacrar, morreram afogados e assim foram impedidos de praticar o mal que desejavam.


Com efeito, ao fazermos uma analogia (comparação) desse episódio com o que está acontecendo em nosso tempo, vemos que o Faraó e seu exército, inimigos da fé e da nossa salvação, são representados pelas ideologias, as falsas notícias, os falsos profetas, as doutrinas perversas contra a família e a educação cristã, e tantos outros comportamentos nefastos com os quais tentam envenenar nossas almas para nos levar ao pecado e a morte.


De certo, assim como o povo eleito resistiu por meio da fé aos ataques dos seus inimigos, e atravessaram milagrosamente o Mar Vermelho, algo impossível de acontecer sem a intervenção divina; de igual modo, também nós por meio da fé em nosso Senhor Jesus Cristo e conduzidos por Ele, atravessaremos o mar revolto das tentações e dos pecados; do medo, das dores e sofrimentos para chegarmos na terra prometida aonde com o Senhor viveremos eternamente.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos revela a atitude fundamental para participarmos realmente da Sua família divina, trata-se de fazer a vontade de Deus, que consiste em crer Nele, receber com humildade os seus ensinamentos e segui-lo fielmente até fim, carregando a nossa cruz de cada dia, certos de que assim venceremos essa terrível guerra contra os Faraós atuais.


Portanto, caríssimos, assim como no seu tempo ainda hoje o Senhor Jesus continua a perguntar à toda humanidade: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” Em outras palavras, quem realmente quer fazer parte da minha família divina? Certamente a resposta todos nós conhecemos: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox