Arquivo do blog

segunda-feira, 19 de julho de 2021

HOMILIA DO XVIDOM DO TEMPO COMUM...


 Homilia do XVIDom do tempo comum (Mc 6,30-34)(18/07/21)


Caríssimos, ninguém está isento do cansaço do dia a dia, todavia, sentir-se responsável em governar a própria vida sem dúvida é a missão de todos, mas nem todos estão preparados para isso. Esta liturgia de hoje nos mostra que para além do sentir-se responsável pelo governo de própria vida, nós também somos chamados por Deus a ajudar os que necessitam do nosso amparo, da nossa amizade, da nossa compreensão no governo desse bem maior, que é o dom da vida. No entanto, a medida que ajudamos, somos ajudados.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus depois de ouvir o relato do cumprimento da missão que dera aos Apóstolos, certamente ficou muito satisfeito com o desempenho deles, mas, ao mesmo tempo, lhes conduz a um justo repouso a fim de que não se esgotassem pelo ecesso dos trabalhos pastorais que exerciam, como bem observou são Marcos: "Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer."


De certo, o Evangelista também ressalta que a multidão que buscava alimento espiritual para as suas almas, era como ovelhas sem pastor, por isso, o Senhor Jesus se compadeceu dela lhe instruindo, saciando-lhe a fome e a sede de ouvir a Sua Divina Palavra. Ora, imaginem ser instruídos pelo próprio Deus em pessoa; quanta honra, beber dessa Fonte que jorra para a vida eterna.


Comentando esse Evangelho assim escreveu são Clemente de Alexandria: "Cuidarei da ovelha que está ferida e tratarei da que está doente. Vigiarei a que está gorda e forte e a todas apascentarei com justiça» (Ez 34,16): tal é a promessa do bom pastor, que nos apascenta como a um rebanho, a nós que somos pequeninos.


Mestre, dá-nos com abundância o teu pasto, que é a justiça! Sê o nosso pastor e conduz-nos à tua montanha santa, à Igreja que se eleva, que domina as nuvens, que toca os céus: «Eis que Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e me interessarei por elas (cf Ez 34), porque [...] Eu não vim para ser servido mas para servir e dar a vida por muitos". (cf Mt 20,28).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox