Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de julho de 2021

ENVIADOS PARA SERVIR...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,7-15)(08/07/21)


Caríssimos irmãos e irmãs, é bom sentir-nos chamados pelo Senhor Jesus no mais íntimo de nossas almas, é bom sentir-nos enviados por Ele na certeza de que caminha sempre conosco, nos orientando e nos conduzindo no cumprimento de nossa missão; para isto, é preciso ouvir bem as suas instruções para não cairmos no erro de anunciar a nós mesmos e não a Ele que nos enviou.


Comentando esse Evangelho disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "O Evangelho de hoje narra o momento no qual Jesus envia os Doze em missão. É uma espécie de “aprendizagem” daquilo que serão chamados a fazer depois da Ressurreição do Senhor com o poder do Espírito Santo.


O trecho evangélico analisa o estilo do missionário, que podemos resumir em dois pontos: a missão tem um centro; a missão tem um rosto. O discípulo missionário tem antes de mais nada um seu centro de referência, que é a pessoa de Jesus. Isto manifesta que os Apóstolos nada têm de seu para anunciar, nem capacidades próprias para demonstrar, mas falam e agem porque foram «enviados», enquanto mensageiros de Jesus.


A segunda característica do estilo do missionário é, por assim dizer, um rosto, que consiste na pobreza dos meios. Com efeito, os Doze receberam a ordem de «que nada levassem para o caminho a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto». O Mestre quis que eles fossem livres e ligeiros, sem apoios nem favores, com a única certeza do amor d’Aquele que os envia, fortalecidos unicamente pela sua palavra que vão anunciar.


Este episódio evangélico refere-se também a nós, e não só aos sacerdotes, mas a todos os batizados, chamados a testemunhar, nos vários ambientes de vida, o Evangelho de Cristo. E também para nós esta missão é autêntica apenas a partir do seu centro imutável que é Jesus. Cristão algum anuncia o Evangelho «por conta própria», mas unicamente enviado pela Igreja que recebeu o mandato do próprio Cristo. 


A Virgem Maria, primeira discípula e missionária da Palavra de Deus, nos ajude a levar ao mundo a mensagem do Evangelho numa exultação humilde e radiante, além de qualquer rejeição, incompreensão ou tribulação. (Papa Francisco, Angelus, 15/07/18).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox