Arquivo do blog

sexta-feira, 2 de julho de 2021

A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JULGAMENTO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 9,9-13)(02/07/21)


Caríssimos, podemos dizer que quando um pecador encontra Jesus e olha nos seus olhos misericordiosos e se deixa inundar pela sua divina misericórdia, sem dúvida alguma, tem a mesma reação de Mateus que deixou tudo para o seguir, e desse modo, pôs os talentos que Dele recebera à disposição da salvação da humanidade; ora, é isso que também acontece com todo pecador que se converte.


Com efeito, pelo que vimos neste episódio do Evangelho de hoje, a prática da fé requer sempre a misericórdia como meio eficaz de libertação; qualquer outra atitude não acendo nos que se encontram em estado de pecado mortal, a chama viva da conversão para que doravante sigam o Senhor como suas testemunhas fiéis pelo perdão recebido.


De certo, ainda neste mesmo episódio constatamos, por parte dos fariseus ali presentes, uma grande resistência a atitude misericordiosa de Jesus, por ter admitido que os chamados pecadores públicos sentassem à sua mesa para fazerem refeição com ele; ao que o Senhor respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


De uma coisa fiquemos certos, da parte do Senhor Jesus, jamais nos faltará a misericórdia que tanto precisamos para a nossa salvação. Por isso, deixemo-nos tocar pelo Seu olhar misericordioso para que também nós deixemos tudo para o seguir, isto é, tudo o que não nos ajuda a ser misericordiosos como Ele é misericordioso conosco.


Por fim, escutemos atentamente esta exortação de são Tiago: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade.

Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12-13).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox