Arquivo do blog

segunda-feira, 5 de julho de 2021

O TOQUE DA GRAÇA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 9,18-26)(05/07/21


Caríssimos, esta liturgia de hoje nos mostra com que facilidade o Senhor Jesus se deixa encontrar, se deixa tocar pela fé de um mulher enferma e a cura instantaneamente; escuta a oração confiante do chefe da Sinagoga e ressuscita a sua filha tornando os seus ouvintes admirados e confiantes. Por outro lado, vimos também como expulsou aqueles que debocharam e fizeram pouco caso Dele frente ao milagre da ressurreição que estava prestes a fazer. 


De fato, para nos aproximar do Senhor e receber suas graças precisamos acreditar, pois, a fé libera o poder de Deus não como nós achamos, mas sim, como é próprio Dele, agir sempre para a nossa salvação por meio da confiança que Nele depositamos. É como se disséssemos: Senhor tu podes tudo, faz conforme o teu agrado, a tua vontade. É bem como Ele disse à hemorraíssa: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. 


Eis o que escreveu são Francisco de Assis sobre a facilidade que temos de encontrar o Senhor Jesus no Sacramento da Eucaristia, de tocar Nele e o receber: "Escutai, meus irmãos: se a bem-aventurada Virgem Maria é digna de louvor -- e o é com justiça -- porque trouxe a Cristo em seu seio bendito; se o bem-aventurado João Batista estremeceu por não ousar tocar a sagrada cabeça do seu Deus;


Se o túmulo em que o corpo de Cristo foi encerrado durante algum tempo está rodeado de veneração, quão santo, justo e digno há de ser aquele que toca a Cristo com as mãos, O recebe na boca e no coração, e O dá aos outros em alimento, este Cristo que deixou de ser mortal e é agora eternamente vencedor e glorioso, que é Aquele que os anjos desejam contemplar.


Que todo o homem tema, que o mundo inteiro trema, que o Céu exulte quando Cristo, o Filho de Deus vivo, Se encontra sobre o altar, entre as mãos do sacerdote. Que grandeza admirável, que bondade extraordinária! Que humildade sublime! O Senhor do Universo, Deus e Filho de Deus, humilha-Se pela nossa salvação, a ponto de Se ocultar numa pequena hóstia de pão. 


Vede, irmãos, a humildade de Deus; prestai-Lhe homenagem no vosso coração. Sede humildes, vós também, para serdes por Ele exaltados. Nada guardeis para vós, a fim de que Aquele que a vós Se entrega por inteiro vos receba por inteiro." (São Francisco de Assis - Carta a toda a ordem)


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox