Arquivo do blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A origem do cordão franciscano


O cordão franciscano nascido enquanto ele faz o seu próprio caminho de vida franciscana. Francisco deu o passo final na conversão difícil , que durou vários anos, para descobrir o que Deus queria dele em ouvir o Evangelho. Era 01 de fevereiro de 1208 quando , com cerca de 26 anos, ouviu as palavras que Jesus disse a seus discípulos quando os enviou a pregar, o que eles disseram que não precisa de nada para a estrada, "nem duas túnicas, nem sandálias, nenhuma equipe ... " (Mt 10.10).
Após a reflexão oportuna finalmente entendi que o Senhor lhe havia mostrado o caminho que deve seguir e não ficar indo em breve. Este tirou o cinto de couro e colocou uma corda ao redor da cintura.Esta mudança é particularmente significativo considerando que o cinto era uma peça essencial no vestuário medieval, porque não tinha bolsos. Cintos disponíveis em uma série de fivelas que foram usados ​​para o transporte de coisas dos sacos para os comerciantes, mesmo os selos e canetas aos notários ( 1 ) . Era uma peça de roupa que é tanto o estado funcional e de segurança foi, e era um reflexo de que a sociedade do século XIII em que o comércio com o Oriente, o resultado das Cruzadas, tinha dado um valor de dinheiro, até então, se não ( 2 ) .
Os homens daquele tempo eram tão imersos em seus negócios, eles não tinham tempo para Deus.Portanto, com este gesto , Francisco depositam sua confiança no Senhor e que o fez livres para seguir ,para que o seu cinto de idade não era mais que um empecilho, um utensílio que ligava os homens de seu tempo aos seus negócios e lucros .
Aludindo a esta mudança, Angel Francisco Tancredi convenceu o cavaleiro, que mais tarde se tornouem um de seus companheiros mais fiéis: "Por muito tempo você usa cinto, espada e esporas tem que troca o cinto de corda, a espada pela cruz, e esporas na estrada poeirenta. Venha, siga-me, porque eu vou cavaleiro de Cristo " .
O franciscano cabo de três nós simbolizam obediência, pobreza e castidade, três votos a fim de evitar que nada atingindo Cristo. Assim, escapa da pobreza sendo escravizados ao dinheiro, com a riqueza de Deus, a obediência é a liberdade de seguir a vontade do Pai, e da castidade é o caminho para não se concentrar ama uma pessoa, mas em todos.
O cordão franciscano é, em última análise um símbolo da pobreza evangélica e seguir Jesus, sem condições.

1 . Piero Bargellini, Os santos também são homens . Madrid, Ediciones Rialp (Col. Patmos, livros espirituais - 116), 1964, pp 107-123: San Francisco, os homens fantasiam .
2 . Eloi Leclerc, OFM, Francisco de Assis, o encontro entre o Evangelho ea História em Selections franciscanismo , vol. XI, n. 32 (1982) 239-253.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox