Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

ILUMINADOS PELA LUZ DE CRISTO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mc 4,21-25)(28/01/21)

.

Caríssimos, todos nós que recebemos o batismo entramos para a escola de santidade do Senhor Jesus, e dia a dia aprendemos as lições da vida eterna para pratica-las com a nossa existência e assim crescermos nas santas virtudes que nos conduz à unidade da fé; é isso o que nos mostra a liturgia de hoje. 

.

Com efeito, em sua escola de santidade o Senhor Jesus usa dois elementos da nossa prática diária para nos comunicar as lições que precisamos aprender para recebermos as graças necessárias trilhando a via da Sua Santa Vontade para sermos santos como Ele é Santo. 

.

Trata-se da luz e da medida com que nos medimos uns aos outros, ou seja, sem luz só há trevas; e a medida da misericórdia é a única medida certa; uma vez que sem a luz da fé nada de bom se pode enchergar; e sem a misericórdia divina qualquer medida só revela os limites da nossa vida sem a graça de Deus que tanto precisamos para a nossa salvação.

.

Referindo-se à esse Evangelho, disse o Papa Francisco: "Com efeito: um cristão que tem a luz de Cristo, deve mostrá-la porque ele é uma testemunha. E se um cristão preferir não mostrar a luz de Deus, mas as próprias trevas, então falta-lhe algo, e não é um cristão completo. Uma parte dele está ocupada, as trevas entram no seu coração, porque tem medo da luz e prefere os ídolos. Mas o cristão é uma testemunha, testemunha de Jesus Cristo, luz de Deus. E deve pôr essa luz no candeeiro da sua vida.

.

No trecho evangélico proposto pela liturgia fala-se também da medida e lê-se: “Com a medida com que medis sereis medidos; aliás, recebereis ainda mais”. É esta a outra peculiaridade, a outra atitude típica do cristão. Com efeito, faz-se referência à magnanimidade: outra característica do cristão é a magnanimidade, porque é filho de um Pai magnânimo, com um grande coração.

.

Do mesmo modo, o coração cristão é magnânimo. Permanece sempre aberto. Portanto, não é um coração que se fecha no próprio egoísmo. Não é um coração que se põe limites, que conta: até aqui, até ali. Quando entrares nesta luz de Jesus, quando entrares na amizade de Jesus, quando te deixares guiar pelo Espírito Santo, o coração tornar-se-á aberto, magnânimo."

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox