PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 10,25-37)(04/10/21)
Caríssimos, a Igreja hoje celebra a memória de são Francisco de Assis; e nós franciscanos celebramos solenemente o nosso seráfico pai fundador, ele que recebeu do Senhor Jesus os santos estígmas e viveu e morreu estigmatizado, isto é, sofrendo as mesmas dores do Senhor cruficicado no calvário. De fato, quem poderia imaginar um tão alto grau de santidade?
De certo, relatemos com devoção o seu processo de conversão ao beijar um leproso, ele que tinha ojerisa à essa doença: "são Francisco, depois do encontro com o leproso, vive novo modo de pensar, perceber e sentir a vida. Tudo aconteceu por iniciativa do Senhor. Foi conduzido por Deus a fazer uma experiência radical da misericórdia. Superou as barreiras do medo e do preconceito.
Aproximou-se do irmão leproso, relacionando-se com eleh horizontalmente, frente a frente. Esse encontro, significou o acolhimento da realidade humana, nua e crua. A misericórdia é um jeito de andar na contramão das relações formais e preestabelecidas. A misericórdia de Francisco levou-o a perceber que o leproso é maior que sua lepra; que o homem é maior que seus limites, e que o irmão e a irmã são maiores que seus pecados."
Por fim sigamos com amor e obediência esta santa exortação do nosso seráfico pai: "Lê e relê o Santo Evangelho para ter sempre diante da tua mente os atos, palavras e pensamentos de Jesus, para pensar, falar e agir como Ele. Daqui não levarás nada do que tens, levarás apenas o que deste. Se suportarmos as coisas com paciência e sofrermos tudo por amor a Ele: esta é alegria perfeita."
Portanto, caríssimos, rezemos então com são Francisco esta oração que ele fez diante do crucifixo de são Damião: "Ó glorioso Deus Altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me! Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de eu que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém."
E rezemos ainda: "São Francisco, vós que participastes dos sofrimentos de Cristo com paciência e alegria, vencendo a si mesmo, fazei que eu também encontre a perfeita alegria na identificação com Cristo Jesus pobre e crucificado. Amém."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário