Arquivo do blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 6,7-15)(20/02/24)

.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, a oração do Pai nosso é a oração perfeita e essencial para o nosso crescimento espiritual quando a pomos em prática; ela é o itinerário espiritual da alma em ascensão para viver em permanente comunhão com nosso Pai celestial.
.
2. Ensinada por Jesus aos Apóstolos e à toda humanidade; é a oração que nos leva ao mais íntimo de nós mesmos para vivermos a nossa filiação divina e correspondermos em tudo à vontade do Pai, na intimidade das nossas almas.
.
3. A primeira graça dessa oração é rezamos como filhos que convivem com Deus Pai numa profunda atitude de amor e devoção, isto é, acolhendo sua paternidade divina na certeza de que Ele nos escuta e nos responde não obstante a nossa humildade condição. 
.
4. A segunda graça que recebemos do Senhor, é reconhecer-la como a oração da comunhão fraterna, porque por ela perdoamos as faltas daqueles que nos ofendem, pois, perdoar é amar e ser amados por Deus, para sermos livres do ódio, da mágoa, do ressentimento e do desejo de vingança.
.
5. Por fim, é a oração que nos dá a certeza da proteção divina quando somos tentados, como nos ensinou o Senhor Jesus: "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal." De fato, não existe espaço para o maligno em nosso coração, ao implorarmos por essa oração que o nosso Pai do céu nos ampare e nos proteja.
.
6. Decerto, quem reza com a reta intenção de encontrar Deus em sua oração, procura fazer silêncio de todos os pensamentos fora desse encontro, para dar ao Senhor o espaço que é somente dele em nossas almas, certos de que precisamos mais ouvi-lo do que falar, uma vez que Ele nos conhece totalmente, porque é o autor de nossa vida. 
.
7. Todavia, ao apresentar-lhe o que precisamos, o fazemos para gozar da sua intimidade paternal e permanecer na sua presença, para nos sentirmos amados, acolhidos, escutados em nossas necessidades e propósitos, pois, como nos ensina Santa Teresa D'vila: "Quem a Deus tem nada lhe falta, pois, só Deus basta."
.
8. São Lucas, como introdução de uma parábola de Jesus sobre a perseverança na oração, escreveu: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." (Lc 18,1). Com isso, compreendemos que a oração é a graça de todo momento, é o poder de Deus que nos liberta.
.
9. Também compreendemos que a oração é o dom do Espírito Santo mais praticado de todos os tempos, como nos ensina São Paulo: "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. 
.
10. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus." (Rm 8,26-27). Ou seja, por sermos batizados recebemos a graça de nos tornamos habitação divina, morada permanente do Espírito Santo, contanto que sejamos fiéis até o fim. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox