Arquivo do blog

terça-feira, 7 de maio de 2024

O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,15-21)(07/5/24)

.
1. Caríssimos, o zelo e o cuidado de Deus por nós é tão imenso que não se contentou somente em enviar-nos seu único Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, para nos salvar; mais ainda, por esse mesmo Filho, nos enviou o Espírito Santo Paráclito, para nos defender, inspirar, iluminar e nos conduzir pela via da perfeição que nos leva à vida eterna.
.
2. Com efeito, é bem como o Senhor nos ensinou nos Atos dos Apostolos, que depois de sua ascensão ao céu, Ele enviaria o Espírito Santo para permanecer conosco (cf. At 1,7-9), pois, de fato, não seria justo vivermos neste mundo sem a garantia da sua presença nos acompanhado e nos ensinando como vivermos perfeitamente em conformidade com a sua vontade presente nos seus santos ensinamentos.
.
3. Comentando sobre a vinda do Espírito Santo, disse são João Maria Vianey: "Ao enviar-nos o Espírito Santo, Deus fez como um grande rei que encarregou um ministro de orientar um dos seus súditos, dizendo-lhe: "Vai acompanha este senhor por toda a parte e trazei-o de volta são e salvo". Que belo é ser acompanhado pelo Espírito Santo! Ele é um bom condutor.
.
4. O Espírito Santo conduz-nos como uma mãe leva o filho de dois anos pela mão; ou como uma pessoa que vê, conduz um cego. Todas as manhãs devemos dizer: "Meu Deus, enviai-me o vosso Espírito Santo, que me fará conhecer quem eu sou e quem sois Vós". Uma alma que possui o Espírito Santo experimenta um delicado sabor na oração e nunca perde a santa presença de Deus."
.
5. Escutemos, então, o que nos diz o Senhor: "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. É melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há de guiar-vos para a Verdade completa". (Jo 16, 7-13).
.
6. Desse modo, viver conduzidos pelo Espírito Santo, é o que nos mantém firmes e perseverantes na fé, para enfrentarmos as tribulações e intempéries que nos circundam neste mundo devido os pecados nele praticados. Felizes de nós se seguirmos em tudo as suas divinas inspirações que nos tornam verdadeiras testemunhas de Jesus ressuscitado. 
.
7. Portanto, caríssimos, "este dom único que está em Cristo é oferecido a todos em plenitude. Está presente em toda a parte e é dado a cada um de nós, tanto quanto O queiramos receber. O Espírito Santo permanecerá conosco até o fim dos tempos. Ele é a nossa consolação na espera, é o penhor dos bens da esperança que há de vir, é a luz do nosso espírito e o esplendor da nossa alma." (Santo Hilário, bispo de Poitiers, doutor da Igreja).
.
8. Destarte, escutemos com atenção este comentário do Cardeal Ângelo Comastri: "Com Jesus, Deus introduziu uma novidade absoluta na nossa história: introduziu o seu próprio Amor, o Amor que é a sua verdadeira Onipotência. E o Amor de Deus é o Espírito Santo! Vejamos: o Espírito Santo dá a conhecer Jesus e, através de Jesus, dá a conhecer o Pai, ou seja, introduz-nos no abraço de Deus, que é um abraço de Amor. 
.
9. Quem faz esta experiência, experimenta antecipadamente o Paraíso. E não é só isso. Jesus diz que o Espírito Santo virá por causa da sua morte: "É bom para vós que eu vá embora, porque se eu não for embora, o Consolador não virá a vós, mas quando eu for embora, eu vo-lo enviarei" (Jo 16,7). 
.
10. Porque é que o dom do Espírito Santo está estreita e absolutamente ligado à morte de Jesus? A resposta está no próprio coração do cristianismo: o Espírito Santo é o amor de Deus, e Jesus, morrendo na cruz, pronunciou um ato infinito de amor através da nossa carne humana que Ele fez sua. 
.
11. Ao morrer por amor, a humanidade de Jesus tornou-se um dom total; e o Espírito Santo encontrou um caminho para o meio dos homens. É por isso que Jesus, da cruz, pode pronunciar estas palavras sublimes: "Tudo está consumado", isto é, tudo foi dito, tudo foi dado, porque o próprio Amor de Deus foi imerso na vida frágil dos homens: a partir do momento da morte de Jesus, uma corrente do mais puro Amor divino entrou nas "veias anémicas" dos homens! E os frutos estão à vista: são os santos!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox