Arquivo do blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Deus é Eterno e tudo criou para a eternidade...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mc 5,21-43)(04/02/25)

.
1. Caríssimos a liturgia deste dia nos dá a compreensão do sentido da vida, revela que Deus é o seu autor e criou tudo para a eternidade; revela também quem é o autor do pecado e da morte, o demônio, e que o seu domínio é restrito àqueles que o seguem na via do pecado, e que o mesmo já foi julgado e condenado. 
.
2. De fato, Deus é o único autor e Senhor da criação e o nosso Sumo Bem, e por sua infinita misericórdia, nos livra do pecado, da morte e do inferno, nos dando a graça da vida eterna por seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Como nos ensinou são João: "Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1Jo 5,12).
3. Ora, são essas as verdades que professamos e vivemos no seguimento do Senhor Jesus, como testemunhas da Sua Ressurreição à qual experimentamos por meio do batismo que recebemos pelo qual nos tornamos filhos e filhas de Deus a caminho do Reino dos Céus.
.
4. O Evangelho de hoje narra a cura de uma mulher que há doze anos sofria com uma hemorragia e que nenhum médico conseguiu cura-la, todavia, mediante a fé no Senhor Jesus, foi curada instantaneamente, e pela Santa Vontade de Deus, ainda hoje conhecemos esse grande milagre do seu amor. 
.
5. E ainda, conta-nos também a história da ressurreição da filha de Jairo que era o chefe da Sinagoga, e que por acreditar no Senhor Jesus, obteve a graça da ressurreição de sua filha e a salvação da sua família.
.
6. Como vimos nestes dois episódios, a fé foi fundamental para que acontecesse a cura da hemorroísa e a ressurreição da filha de Jairo; mas, afinal por que a fé no Senhor Jesus é tão importante para nós que nele cremos e para toda a humanidade? 

7. Porque crer no Senhor Jesus, é ama-lo de todo coração, e permitir que Ele entre em nossa vida e nos conceda todas as graças e bênçãos necessárias para vivermos em conformidade com a sua vontade e sermos santos como Ele é Santo. 
.
8. Portanto, caríssimos, existe uma grande diferença entre a fé dom do Espírito Santo que realiza sinais e prodígios diariamente em nossa vida; e a fé esporádica, interesseira, ideológica que gera conflitos e distúrbios, tentando impedir que se realize a fé verdadeira como nos ensinou são Paulo na primeira leitura. 
9. Destarte, a fé, dom do Espírito Santo, nos leva à conversão diária e a total adesão a Cristo; enquanto que a fé ideológica divide sempre e por isso não tem nada de Deus nela, ainda que os que a professam digam que vivem na Sua presença quando na verdade o negam por seus atos nefastos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O Senhor Jesus venceu o maligno e nos libertou do poder das trevas...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 5,1-20)(03/02/25)

.
1. Caríssimos, as Palavras e as ações do Senhor Jesus sempre imprecionam, porque tudo o faz para cumprir a Vontade do Pai, bem como Ele nos ensinou: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 5,30).
.
2. Aliás, Ele é a própria Vontade do Pai para nós em todos os sentidos da vida; visto que somente Nele encontramos a segurança e a paz que jamais possuímos por nós mesmos, e tudo isso Ele realiza porque nos ama e age sempre em nosso favor para nossa salvação. 
.
3. Decerto, só não recebe suas graças quem Dele se afasta pela prática do pecado, porque o pecado é a não correspondência ao Seu amor. Porque todo pecado é uma ofensa a Deus, ao próximo e a nós mesmos, por isso, se faz necessário verdadeiro arrependimento e a confissão sacramental para elimina-lo e assim voltarmos ao estado de graça. 
.
4. No Evangelho de hoje notamos alguns detalhes que nos leva a assimilar com mais intensidade as Palavras e as ações do Senhor Jesus: a vida humana não está perdida mesmo se aprisionada pelas forças diabólicas; pois, o Senhor Jesus, tem todo poder sobre o céu e sobre a terra, e veio a este mundo para destruir as obras do demônio, e para nos dar a vida eterna (cf. 1Jo 3,8).
.
5. Outro detalhe que nos chama atenção: os valores materiais, representados neste Evangelho pela manada de porcos, jamais podem ser superior ao valor incomensurável das almas, presente no homem que foi libertado. 
.
6. Por fim, vejamos mais este detalhe: o medo do mal nos afasta da fé em Cristo Jesus, como fez aquele povo ao ver os porcos mortos no mar, e por medo pediram ao Senhor que deixasse a região deles.
.
7. Portanto, caríssimos, nos entreguemos ao Senhor Jesus de todo o nosso coração; Ele que pelo poder do Seu Sacrifício de cruz apagou os nossos pecados nos livrando de todos os males psíquicos, físicos, morais e espirituais. E que pela intercessão de Maria Santíssima e são José permaneçamos em constante estado de graça amparados pela sua proteção.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Festa da Apresentação do menino Jesus no templo...


 Festa da Apresentação do Senhor (Lc 2,22-40)(02/02/25)

.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, a Igreja hoje celebra a Festa da Apresentação do menino Jesus no Templo; com efeito, Deus é um Pai muito cuidadoso, por isso, preparou a Festa do Seu Filho, com simplicidade e cheia de revelações a respeito do seu futuro e do futuro de sua mãe, Maria Santíssima, e da nossa salvação. 
.
2. Para isso, enviou o justo e piedoso Simeão repleto do Espírito Santo com a missão de anunciar a sua chegada tão esperada pelo seu povo e por toda a humanidade. Eis o cerne da narração desse episódio: "Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. 
.
3. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
.
4. De fato, o que Deus anuncia por meio dos seus servos, Ele realiza pessoalmente, como vemos nas profecias de Amós e Isaías: "Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos." (Am 3,7). 
.
5. "Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão." (Is 55,9-10).
.
6. Portanto, caríssimos, ao enviar o Seu Filho Jesus Cristo como o Messias esperado, ao permitir o seu sacrifício de cruz e as dores de nossa Senhora, para nos libertar do pecado e do poder do inferno, e nos dar a salvação eterna, Deus revela o quanto nos ama e o quanto nos quer com Ele no Seu Reino. 
.
7. Cabe a nós acolhermos com amor tão grande dádiva que nos foi dada, e isso por uma vida digna da Sua Presença em cada um de nós. Destarte, peçamos ao Senhor Jesus para vivermos cheios do Espírito Santo, como viveram Maria Santíssima, são José, Simeão, Ana, os Apóstolos e todos os santos e santas de todos os tempos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Acalmando as nossas tempestades...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 4,35-41)(01/02/25)

.
1. Caríssimos, por causa da nossa fragilidade sempre buscamos nos sentir seguros, mas normalmente isso acontece do nosso modo; e mesmo dizendo que acreditamos em Deus, ainda assim vacilamos em nossa fé quando deixamos entrar em nossas mentes as dúvidas, o medo e outros pensamentos estranhos, principalmente quando nos deparamos com as tempestades do mar revolto deste mundo, que são as adversidades e as tribulações que padecemos.
.
2. Com efeito, meditando este Evangelho de hoje vemos como os discípulos ficaram admirados e espantados ao contemplar o Senhor Jesus exercendo o Seu poder sobre a tempestade a ponto de se perguntarem: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4,41).
.
3. E com isso compreendemos porque foi que Deus Pai enviou o Seu Filho amado a este mundo, numa carne semelhante à nossa, com o poder de nos libertar do pecado, do maligno, da morte e do inferno; é que por nós mesmos jamais poderíamos vencer essas forças adversas.
.
4. De fato, quando o Senhor Jesus diz: "Toda autoridade me foi dada sobre o céu e sobre a terra" (Mt 28,18); nos revela, na nossa humanidade assumida, a sua Divindade, porque Ele é Deus e que se fez um de nós para nos fazer participantes da Sua natureza divina como nos ensinou são Pedro (cf. 2Pd 1,3-4). 
.
5. E mesmo tendo todo poder sobre o céu e sobre a terra quis padecer as nossas dores e misérias e até a morte, para nos arrancar definitivamente dessa nossa terrível condição e nos dar a felicidade eterna ao custo do seu sacrifício de cruz.
.
6. Portanto, caríssimos, rezemos humildemente com profundo fervor, esta belíssima oração: "Senhor, cremos que estais conosco. Vossa presença nos garante a travessia da vida com serenidade e segurança. Aumentai a nossa fé principalmente nos momentos de perigos e incertezas. 
.
7 Pois, estais conosco na barca da Santa Igreja e tens a autoridade sobre o mar das nossas tribulações. Ensina-nos a passar pelas noites do medo, do desânimo e da falta de perspectivas.

8. Ajudai-nos a vencer a escuridão com a total confiança de que a Vossa luz brilha dentro de nós e acende a esperança. Estais conosco no mar, nos ventos contrários e na noite. Dai-nos confiar na Vossa presença, e ajudai-nos a vencer as forças que se opõem à vida e à salvação dos homens." (Pe. Márcio José - Arq. PB)
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Firefox