Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Newman teve uma influência extraordinária no Concílio Vaticano II

Às 11h da manhã deste domingo, Bento XVI presidiu em Birmingham a beatificação de John Henry Newman. Uma cerimônia especial, por se tratar de uma das personalidades mais relevantes na Inglaterra no século XIX e por causa de sua conversão do anglicanismo ao catolicismo. O agostinho Pedro Langa é um dos que melhor conhece a figura do novo beato. Por ocasião da beatificação, ele publicou pela editora Edibesa uma breve mas valiosa biografia de Newman.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada no sítio Religión Digital, 19-09-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Newman é o maior personagem que o mundo anglo-saxônico teve ao longo do século XIX, a personalidade mais proeminente da Inglaterra vitoriana", assegura Langa, que defende que, do ponto de vista eclesial, "foi o expoente mais importante do anglicanismo até se converter à Igreja Católica, onde depois de muitas vicissitudes chegou a receber o chapéu cardinalício, já nos tempos do Papa Leão XIII".

Sua conversão, motivada pela intenção de unir pontes entre anglicanos e católicos, provocou naquele tempo tensões e incompreensões. "O breve 'Anglicanorum Coetibus' de Bento XVI para facilitar a passagem dos anglicanos para a Igreja Católica, tem muito do pensamento de Newman. Newman, em seu tempo, acreditava que podia facilitar essa passagem estabelecendo por sua conta uma 'via média para a reconciliação. Naturalmente, os anglicanos não o compreenderam". Isso significou uma época de frustração para o personagem, que se retirou com um grupo de incondicionais para Birmingham.

"Aí foi fundado o Tractarianismo, com pequenos artigos chamados 'tracts'. Concretamente, o número 90 provava que havia uma possibilidade de combinar a Igreja Anglicana e a Católica". Ele não foi entendido naquele tempo e se entregou ao estudo de Santo Agostinho, dando-se conta de que "a Igreja dos Padres estava na Igreja Católica. E se converteu".

"Naturalmente – constata Pedro Langa –, essa passagem provocou incompreensão entre os anglicanos e receio entre os católicos, que consideravam-no um homem ficticiamente convertido. Essa conversão produziu uma verdadeira agitação. Até que, definitivamente, um homem como Leão XIII lhe concedeu o chapéu cardinalício em 1879".

Uma personalidade como Newman, de tanta categoria, "teve uma influência extraordinária no Concílio Vaticano II", assegura o especialista, que teve contato com as suas atas. Newman é citado e requerido "por alguns dos grandes teólogos, entre eles o atual Papa, o cardeal Danielou, De Lubac, o padre Congar ou Hans Küng". De fato, o diretor da tese de Ratzinger recomendou-lhe que estudasse Newman.

Newman é um paradigma para enfrentar o debate sobre o ecumenismo? "Entendo que Newman, por tudo o que ele significou em sua vida, já teria um posto merecido dentro da história do ecumenismo", ressalta Langa, que afirma que "Newman foi ecumenista por temperamento e por histórico biográfico. Ele tendia a facilitar el diálogo, a unir... Newman é um eclesiólogo genial. Ele entende a Igreja como comunidade de comunhão. Newman chegou a ser tachado de herege porque queria resgatar a dignidade dos leigos".

O ecumenismo tem futuro? "Sem dúvida – opina o especialista –, porque é uma graça de Deus. Indo para a realidade mais prosaica, diria que o ecumenismo está abrindo diversas fontes. O trabalho do cardeal Kasper conseguiu abrir um caminho de reconciliação entre a Igreja Ortodoxa russa e a Igreja Católica, que, no final do pontificado de João Paulo II, estavam um pouco tensas. Por parte dos anglicanos, as duas famosas comissões mistas trabalharam muito positivamente nesse aspecto. Enfraqueceram-se com a introdução do sacerdócio a mulheres e homossexuais".

Para ler mais:



Extraído de http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=36463 acesso em 20 set. 2010.
Ilustração: Statue of John Henry Newman (Cardinal Newman) at the en:Church of the Immaculate Heart of Mary, en:Brompton Road, London, England. Popularly called Brompton Oratory. Disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Statue_Cardinal_Newman,_Brompton_Oratory.jpg acesso em 20 set. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox