Arquivo do blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma nova Edição dos Escritos de São Francisco

Scuola Superiore di Studi Medievali e Francescani
Istituto Francescano di Spiritualità
Frate Francesco, rivista di cultura francescana
Una nuova edizione degli Scritti di Francesco d’Assisi
Incontro di studio in occasione della pubblicazione
                       PA120003
Francesco d’Assisi, Scritti,
edizione critica a cura di Carlo Paolazzi ofm,
Ed. Quaracchi, Grottaferrata (Roma) 2009.
Francesco d’Assisi, Scritti,
edizione critica a cura di Carlo Paolazzi ofm,
Ed. Quaracchi, Grottaferrata (Roma) 2009.
 
No dia 22 de outubro tivemos em nossa Universidade o lançamento da nova Edição Crítica dos Escritos de São Francisco em Italiano. É um texto fruto do que se tem de mais recente nas pesquisas e estudos dos Escritos de Francisco de Assis e se torna uma referência para todo novo estudo. É claro que não é um texto popular, é um texto 
de pesquisa, com muitas referencias aos textos antigos em Latin e normas técnicas e bibliografia em várias linguas.
Uma grande novidade é a ordem dos escritos, que antes era em ordem alfabética, agora segue o intinerário histórico de Francisco: I – Louvores e Orações, II – Cartas e em III- As Regras; correspondendo, assim, à sua Biografia.
No momento da apresentação desta nova obra, encomendada como parte das comemorações dos 800 anos do Carisma Franciscano, estavam presentes muitos representantes da Família Franciscano Italiana e dos Centros de Estudo e Pesquisa dos OFM, OFMCap e Conventuais, entre religiosas(os) e leigos franciscanos e todos da nossa Universidade. Na apresentação vieram termos e palavras, questões da história do texto e interpretação, problemas com a filologia …enfim, um momento em que se vê o esforço pela fidelidade ao Carisma e ao que o próprio Francisco e seu primeiros frades e que nós hoje precisamos respeitar sem cair em nossas próprias interpretações e conclusões se mesmo conhecer o contexto e e toda as história das traduções…e que toda tradução é uma traição como comumente se diz.
Um fato importante a destacar é que escutei muitos elogios à nossa tradução das Fontes Franciscanas editada no Brasil, um profundo reconhecimento e que nós devemos conhecer e valorizar mais, tendo o cuidado de ter mais carinho em ler a Fonte e não somente ficar na superficialidade dos  comentários ou artigos de poucas páginas. Vamos à Fonte !!
Poderia escrever muito sobre este momento histórico, mas peço que considerem mais a minha vontade de partilhar e comunicar que redigir um texto com informações mais precisas; o desejo maior é suscitar a vontade de conhecer sempre mais nosso Carisma.
Um abraço amigo, Paz e Bem !
 
Per informazioni: Tel. 06.70373528; Web: www.antonianum.eu/medieval.htm
Extraído de http://peregrinofranciscano.wordpress.com/2010/10/27/uma-nova-edio-dos-escritos-de-so-francisco/ acesso em 01 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox