Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

A VONTADE DE DEUS

















A VONTADE DE DEUS

Em se tratando da vida como um todo e em especial da vida humana, muito se tem ponderado sobre qual seja mesmo a Vontade de Deus para tudo e todos. Ora, o homem e todas as outras criaturas, foram criados por Deus livremente, claro dentro da dependência natural e espiritual, e essa liberdade toma pleno sentido quando permanecemos na verdade com a qual e para a qual fomos criados, pois, nada nem ninguém foi criado fora da Vontade Divina. Logo, se ainda estamos aqui é por graça de Deus que estamos, pois, se fosse depender somente da vontade humana isso aqui já não existiria há muito tempo.

Pela Revelação que Deus nos fez na Sagrada Escritura (Cf. Gen 1,26), percebemos realmente que “desde o princípio Deus criou o homem para lhe comunicar seus dons”, além do que, com um destino divino em Seu Filho Jesus Cristo, conforme nos ensinou São Paulo: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.” (Ef 1,3-8).

Ora, mesmo com tantas graças e bênçãos, os homens não aprenderam a lição da cruz de Jesus e continuam sua saga de desobediência pela prática de tudo quanto não presta e de toda espécie de desavenças, causando desequilíbrio à natureza, às espécies animais, às outras espécies e a si mesmos a ponto de vermos o nosso planeta à beira da catástrofe e destruição medonha. Vejamos o que nos ensinou São Paulo a esse respeito: “Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!” (2Tim 3,1-5).

E o que dizer de tudo isso? Caríssimos, estamos ainda no tempo da graça é verdade, mas não podemos hesitar em aceitar esse momento sublime para trabalhar na nossa salvação com temor e tremor, procurando a Vontade de Deus por uma vida digna de nossa fé católica, pois, chegará um tempo em que não haverá mais paz sobre a terra, exatamente por causa do aumento assombroso da iniquidade, onde a verdade, deturpada por todos os meios, servirá de suporte para o demônio mostrar abertamente sua face tenebrosa querendo que todos o adorem como se fosse Deus; e muitos se submeterão a isso, como já estão se submetendo, pelos pecados que têm sido cometidos, contrariando em tudo a Vontade Soberana de Deus.

Respondam-me, será que, pelo o que estamos observando em matéria de fé e costumes, os homens têm obedecido aos Mandamentos da Lei de Deus? Não nos enganemos, toda causa gera um efeito, por isso, temos visto que os efeitos da desobediência a Deus têm sido devastadores, pois as cadeias estão superlotadas, os hospitais e manicômios abarrotados de enfermos do corpo e da alma; as ruas repletas de drogados como se fossem restos humanos à procura da saciedade incontrolável de seus vícios; e nos cemitérios nem contar o número de mortos por tragédias e a violência desenfreada que a cada dia deixa seu rastro de destruição.

Por isso, diz o hagiógrafo do Livro da Sabedoria: “Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra, porque a justiça é imortal. Mas, (a morte), os ímpios a chamam com o gesto e a voz. Crendo-a amiga, consomem-se de desejos, e fazem aliança com ela; de fato, eles merecem ser sua presa.” (Sab 1,12-16).

Caríssimos, de uma coisa temos certeza, conforme a revelação divina, tudo o que Deus criou é bom (Cf. Gen 1,10.12.18.21.25) e tudo criou para o bem de todos, é esse, portanto, o verdadeiro  sentido de sua Vontade Santa à nosso respeito; e acrescento ainda mais, porque Deus é Eterno tudo cria para a eternidade; e faço tal afirmação, mesmo sabendo que somos contingentes e terminado os nossos dias naturais, perecemos, todavia, lembremos que Deus nos criou à sua “imagem e semelhança”, ou seja, nos criou com alma imortal, única e intransferível. Assim sendo, tudo em nossa vida já é eterno, em outras palavras, tudo o que fazemos, para o bem ou para o mal, para a eternidade é que fazemos.

Portanto, “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé.” (Gal 6,7-10).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox