Arquivo do blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Da vida religiosa


Da vida religiosa


O que é o bom religioso? É verdadeiro cristão, ocupado sempre em fazer-se perfeito, tomando como dever religioso o que o Evangelho só indica como conselho. A vida monástica não é pois outra coisa mais do que uma vida, por assim dizer, mais cristã, e a abnegação de si mesmo é o copêndio de todos os deveres que ela impõe. Ora, estes deveres são também os nossos, pois não só de alguns, mas de todos, diz Jesus Cristo: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito”.
Para preencher esta grande vocação, renunciamos a nós mesmos, unamo-nos plenamente ao sacrifício de nosso divino Modelo; amemos sobretudo a sujeição, a dependência, as humilhações. A salvação é um edifício que se levanta sobre as ruínas da soberba.
Deus e Senhor meu, ainda que não siga rigorosamente a vida religiosa, dai-me luzes para compreender que é mais importante ter uma vida curta bem ocupada que a longa, ociosa; pouco tempo basta para grandes virtudes e valiosos merecimentos, quando sabemos empregar o tempo em vosso serviço, dai-me, Senhor, o espírito humilde, fundamento único de todas as virtudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox