Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reflexão


Reflexão

O que buscamos neste mundo? A felicidade? Verdadeira felicidade neste mundo é coisa que não existe. Ouve este grito de dor, esta queixa lamentável que se levanta de todos os ângulos da terra, e se prolonga de século em século. Eis a voz do mundo.

O que mais buscamos nele? Luzes, socorros, consolações para cumprir em paz a nossa peregrinação? O mundo está entregue ao espírito das trevas, a todas as concupiscências que ele inspira, a todos os crimes que ele provoca a todos os males de que ele é o princípio; por isso exclama o real Profeta: “Apartei-me, fugi (do mundo) e moro na solidão” (Sl 54,8)

Ali no silêncio das criaturas, Deus fala ao coração, e sua voz é tão macia e suave e maravilhosa que a alma não quer mais ouvir senão a ele, até ao dia em que rasgadas todas as cortinas, o veja e contemple face a face.

O cristianismo povoou o deserto das almas escolhidas, que, furtando-se ao mundo, e pisando aos pés seus prazeres, suas honras, seus tesouros, e a carne e o sangue, nos oferecem na pureza de sua vida, imagem da vida dos anjos.

Não são, porém, todos os cristãos chamados a este sublime estado de perfeição; e sim no meio das ocupações da sociedade e do bulício do mundo, todos devem criar, no fundo do seu coração, solidão onde possam retirar-se para conversar com Jesus Cristo, e recolher-se em sua presença. Trazendo assim as coisas eternas das idéias do tempo ao pensamento, se desapegaremos do que possuímos e estaremos no mundo como se nele não estivessem.

Feliz o estado em que se cumpre para o fiel o que diz o Apóstolo: “Nossa vida está escondida em Deus co Cristo” (Cl 3,3).

Por mais recolhido que eu esteja não vos vejo, pai, amigo, pastor, guia, companheiro, riqueza e bem-aventurança minha! Oh! Quando vos verei, meu Deus, como sou visto por vós? Deus meu, o que quereis, daí, Salvador Divino, o que minha alma precisa e achareis nela o que vosso amor deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox