Arquivo do blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Somos semelhantes àquilo que amamos

O primeiro mandamento da lei de Deus é amá-Lo acima de todas as coisas, porque só assim seremos semelhante a Deus e é nisso que se encontra toda lógica da vida e o mistério do ser humano. Quem ama a Deus já está no céu. 

Sempre buscamos ser amados, sempre desejamos as pessoas que nos compreende, achamos que com isso seremos felizes. Porém no nosso dia-a-dia verificamos que cada um tem sua própria realidade, necessidades, e anseios. Geralmente buscamos o outro por algum interesse ou necessidade própria e que se envolver nos problemas alheios só nos traz prejuízo. De um modo geral ajudamos o próximo quando isso nos traz alguma vantagem ou benefício. Se todos nós queremos as mesmas coisas, quem poderá nos dar se todos não tem? Quem poderá nos dar segurança, conhecimento e amor a não ser Deus? Geralmente vivemos frustrados buscando nos outros o que eles não podem nos dar o que eles não tem e também buscam. 

Achamos que a melhor fase da nossa vida é a da juventude talvez porque é nessa fase que mais facilmente somos iludidos e acreditamos em qualquer mentira, tudo que se diz, mesmo vindo das pessoas mais estúpidas, das formas mais incoerentes, são aceitas como verdades pelos jovens. Uma prova disso são as drogas e a prostituição. As ideologias mais perversas e incoerentes geralmente são fomentadas entre os jovens como o Nazismo e o Comunismo. 

Quem ama a Deus de todo coração, de todo entendimento, com todas as forças, não sente necessidade de ser amados pelos outros, pois o próprio Deus lhe basta. Pelo contrário, é capaz de amar independente de ser amados, capazes de perdoar, pois não espera nada em troca, pode dar aquilo que não recebeu de ninguém mas somente de Deus. Por isso é que Jesus Cristo não deixou de amar mesmo aqueles que o pregavam na cruz, O amor de que necessitava não vinha deles mas de Deus. 

Mas como é duro quando somos magoados pela pessoa que amamos. Como nos destrói quando encontramos na pessoa que amamos maldade e falsidade. Nem sempre amamos a Deus pelas pessoas. Nem sempre colocamos Deus em primeiro lugar e por isso as nossas quedas, e deve ser por isso que Cristo nos fala: Vigiai e orai . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox