Arquivo do blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

AS INVOCAÇÕES DA LADAINHA DE NOSSA SENHORA (IV)



AS INVOCAÇÕES DA LADAINHA DE NOSSA SENHORA (IV)


Mãe do bom conselho

Conselho é um dom do Espírito Santo que nos auxilia a ver e a escolher corretamente, na prática, o melhor modo de servir a Deus neste mundo. Ora, diz a Sagrada Escritura, que a Mãe do Senhor, em vista do nascimento do seu Filho, recebeu em toda sua plenitude o Dom do Espírito Santo, (cf. Lc 1,35) e este nunca a deixou em nenhum momento de sua existência terrena, exatamente por Deus a ter feito Imaculada e Sua habitação por excelência; assim, Maria sempre teve consigo em plenitude esse dom do Espírito Santo e, desse modo, pode nos ensinar a vivê-Lo plenamente.

Existe um exemplo clássico no Evangelho de São João, do uso do dom do conselho pela Virgem Maria; quando, na falta de vinho, por ocasião das bodas de Caná da Galileia, ela orientou os servos no procedimento para sanar tal necessidade. A Virgem mãe intercedeu e orientou com o seu conselho, como os servos deveriam se aproximar de Jesus e obedecê-lo para que tudo ocorresse conforme a vontade de Deus, e assim se fez. De fato, o milagre aconteceu conforme o conselho e a intercessão da Virgem Mãe, e mais ainda, houve uma nova revelação, que foi antecipação da hora do Filho do Homem, como vimos no relato bíblico (cf. Jo 2,1-12). Por isso, peçamos à Mãe do Senhor que por sua intercessão e conselho, nos ajude no serviço de implantação do Reino de Deus e de sua justiça já aqui neste mundo.

Mãe do Criador

Deus enquanto Deus não tem princípio nem fim, Deus É. Todavia, Deus quis nascer como homem no seio da humanidade, sem deixar de Ser Deus, desse modo, o Mistério da Encarnação se constitui um dos maiores mistérios que a humanidade já conheceu e que o viverá por toda a eternidade. Ora, se Deus quis nascer como homem sem deixar de ser Deus, por Seu Filho Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo, é obvio que Deus escolheu para Si uma Mãe digna de Sua Divindade, e por isso, a criou sem pecado como Ele mesmo é. Desse modo, Maria, tornou-se a primeira criatura humana deificada por Deus Pai, para que seu Filho, Jesus Cristo, nascesse como homem.

Logo, como toda causa tem um efeito, a causa da humanidade de Jesus Cristo, é a geração pelo Espírito Santo no seio virginal de Maria, e o seu efeito é a deificação de nossa humanidade, por participação, a começar por ela mesma. Portanto, sem deixar de Ser Deus, Deus se fez homem e sem deixar de ser homens, agora, porém, revestidos de glória, Deus nos deificou em Seu Filho Jesus Cristo, nascido da Santíssima Virgem Maria. Grandíssimo é este Mistério do amor de Deus para conosco, especialmente para com a Virgem Mãe.

Mãe do Salvador

Frequentemente escutamos por parte dos protestantes, “só Deus salva, Maria não salva ninguém”. Mas, por que dizem isso? Dizem como forma de contestação, todavia, jamais a Igreja Católica nos dois milênios de sua existência, fez alguma afirmação que contrariasse essa premissa protestante. Na verdade, os protestantes é que julgam e condenam a Igreja como se ela fizesse alguma afirmação nesse sentido; talvez seja pelo fato de amarmos e venerarmos a Mãe de Jesus como nossa mãe ou, quem sabe, por glorificarmos a Deus por ter dado a Maria o privilégio único de ser a Mãe do Seu Filho Unigênito e senhora nossa, pois Seu Filho é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Porém, analisando a partir do acontecimento da encarnação do Verbo de Deus, vemos que jamais teríamos um salvador se Ele não tivesse nascido como homem do seio da Virgem Maria, como aconteceu segundo a vontade de Deus. Ora, esse é um fato consumado e ninguém muda esta vontade do Senhor, nem aqui nem na eternidade. Temos sim um Salvador, único Salvador, Jesus Cristo, e Ele é incontestavelmente, Filho de Deus e de Maria de Nazaré. Pode alguém negar ou contestar esta verdade? Não, ninguém o pode, porque se o fizer, estará incorrendo numa das mais terríveis heresias, exatamente por contestar o próprio Deus em Sua Palavra (cf. Lc 1, 26-38). Logo, a verdade não pode ser mudada, Maria é, de fato, Mãe do Único Salvador da humanidade.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox