Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NATAL, NATAL DO SENHOR...


NATAL, NATAL DO SENHOR...
Natal é o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, ou seja, Deus sem deixar de ser Deus, se fez Homem; não num piscar de olhos nem num instalar de dedos, mas gerado como Deus feito Homem pelo Espírito Santo, no seio santo da Virgem Maria, porque Deus é Santo e só pode nascer santo de quem Ele santificou. Assim como Deus criou a primeira mulher, Eva juntamente com Adão, sem pecado num paraíso; também criou a Virgem Maria no Espírito Santo, a segunda Eva, sem pecado no ventre-paraíso de sua mãe Ana, pronta para conceber o Novo Adão, Jesus. A primeira mulher livre do pecado foi tirada do homem por Deus, que os fez sua “imagem e semelhança”; a segunda mulher nascida de Deus mesmo, também totalmente livre do pecado, pela fé de seus pais Joaquim e Ana (cf. Jo 1,12-13), tornou-se a esposa do Espírito Santo e Mãe do Novo Adão, Jesus Cristo, “Deus de Deus, gerado não criado, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”.

Este, sim, é o verdadeiro Natal de Jesus. Mas, qual é o natal que os homens estão comemorando na mídia no geral? O vergonhoso natal do comércio, criado pela ganância de comerciantes sequiosos de lucros, para o desejo consumista e para a gula dos mais bastados; aquele que só lembra os presentes e as guloseimas da ceia de natal, longe da presença do aniversariante que é a razão de ser desta festa. O natal midiático é perverso, porque ilude e engana crianças e adultos de todas as camadas sociais, com a figura patética do papai Noel e suas lendas pagãs, distribuindo “presentes” com sua saudação ridícula Rou, Rou, Rou, Rou, à mando dos comerciantes que os contratou. E assim, querem que esqueçamos o nascimento do Filho de Deus, e lembremos apenas das figuras de papai Noel, de gnomos, de renas, de trenós, de neve, e Lapônias da vida, sem nenhuma ligação com o Natal de Jesus. E só se lembram do presépio para vendê-lo como imagem estética que enfeita a sala junto com a árvore de natal cheia de presentes e nada mais.

Não é esse natal midiático que nós cristãos festejamos. O Natal cristão, como disse, é o nascimento de Jesus Cristo, o único Salvador da humanidade; nele lembramos e festejamos a memória da Encarnação do Verbo de Deus que se fez um de nós, para nos redimir e nos conduzir à glória eterna do Seu Reino. Lembrar Jesus menino, nascido da Virgem Maria, é lembrar também o nosso nascimento da água e do Espírito Santo, no seio virginal da Santa Igreja, em nosso batismo, para a vida eterna. Porque se o Natal do Senhor não for comemorado em seu sentido pleno religioso, ou seja, como nascimento do Menino Deus, que nos deifica nele; passa a ser somente mais uma festa de fim de ano e um meio de enriquecimento de ávidos comerciantes; ora, não isso que nós cristãos comemoramos.

Portanto, cantemos com amor o santo Natal, o Natal do Senhor, noite de paz e alegria, noite em que nasceu o menino Jesus, o Filho único de Deus Pai, nascido da Virgem Maria!

Feliz Aniversário Jesus! Parabéns, Senhor, nós te amamos e comemoramos solenemente o teu santo nascimento neste dia lindo e único.


Feliz Natal do Senhor! Para toda humanidade, salva pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, o Senhor nosso e de toda criação! Amém! Assim seja!
Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox