Arquivo do blog

sexta-feira, 4 de maio de 2018

A UNIDADE DA IGREJA PELO VÍNCULO DO ESPÍRITO


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 15,12-17)04/5/18)

Caríssimos irmãos e irmãs, a vivência da fé não é fruto do acaso, nem da razão, embora usemos ela como instrumento de discernimento em nossas escolhas e decisões. De fato, Deus sempre fala à nossa consciência, que é o tribunal espiritual onde são julgados os nossos atos. A vivência da fé é fruto do Espírito Santo naqueles que Ele escolhe para levar adiante a missão salvadora de Cristo Jesus que os envia com sua autoridade e o seu poder redentor.

Quando alguém se apresenta sem ser enviado, causa transtornos desagregando a comunidade, como vimos na primeira leitura de hoje. Ora, na Carta aos Gálatas, São Paulo nos alerta quanto à isto: "De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo descido do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!"(Gl 1,6-9).

De fato, a Igreja existe como Corpo de Cristo, comunhão perfeita dos eleitos, isto é, dos filhos e filhas de Deus à caminho do Reino dos Céus, por isso, quando Jesus disse: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Ele confirma a sua Palavra para que seja mantida a unidade do Seu Corpo Místico pelo vínculo do Espírito.

No Evangelho de hoje, os Apóstolos receberam do Senhor o mandamento do amor, que é capaz da dar a vida pelos amigos como Ele mesmo a deu. Ora, é isto que constitui o Reino de Deus e à sua justiça, amar sem medida, porque quem amar assim vive a unidade perfeita dos que receberam a salvação e a transmitem com o seu testemunho de fé, de esperança e de vida eterna.

Conclusão: No mundo tudo passa, por isso, ninguém fica aqui por muito tempo, mas precisamos nos preparar para o encontro definitivo com o Senhor, que em seu infinito amor nos dará a recompensa pelo bem que aqui fizemos e vivemos como graças por Ele preparadas para que nós as praticássemos.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox