Arquivo do blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O BOM E O MAU SERVO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 24,42-51)(30/8/18).

O bom e o mau administrador das graças de Deus...

Para nós caríssimos irmãos e irmãs que cultivamos a fé, viver é testemunhar nosso Senhor Jesus Cristo, é revelar ao mundo as maravilhas que Deus faz em nossa vida em vista da felicidade eterna que Ele preparou como herança para aqueles que o amam. Todavia, mesmo recebendo todas essas graças, muitos ainda não as valorizam devidamente e por isso as têm negligenciado deixando-as de lado para buscarem o pecado sem nenhum necessidade dele.

Por isso, o Senhor vem nos alertar na liturgia de hoje: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor." Ou seja, será uma imensa surpresa. Pois, estamos à caminho do céu e tudo o que vivemos aqui é uma preparação para o grande dia da Parusia do Senhor, que chegará à qualquer momento mesmo se nos discuidarmos disso.

De certo, para evitar toda espécie de inconstância e o mal uso das graças recebidas, o Senhor nos recomenda a fidelidade e a prudência para servi-lo melhor no cuidado das ovelhas do seu rebanho. Também não podemos esquecer que todo fazer é um fazer para Deus, e que na vida tudo tem recompensa, como nos ensinou São Paulo: "Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros."

Portanto, "Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens."

"Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox