Arquivo do blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2018


Homilia do 30°Dom do tempo comum (28/10/18)(Mc 10,46-52).

Caríssimos, a vida natural quando vivida em Deus, é um reflexo da vida eterna, pois Deus nos deu a liberdade para crer Nele exatamente para fazermos em tudo a Sua Vontade, foi por isso, nos criou à sua imagem e semelhança, para que já aqui se cumprisse em nós essa Palavra de Jesus: "Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste." (Jo 17,21).

Ora, por onde o Senhor passou nas estradas deste mundo semeou as sementes do bem, da concórdia, da harmonia e da paz, próprias de um Filho de Deus. Mas, por que Ele não foi aceito e ainda por cima foi morto? Porque os pensamentos e o modo de agir dos homens diverge em tudo dos pensamentos de Deus, como bem enfatizou o profeta Isaías na sua profecia (cf. Is 55,7-10).

Muitos seguiram o Senhor enquanto lhes convinha; mas, pouquíssimos o seguiram, de fato, em seu caminho de cruz. O fato é que, quem não renuncia à si mesmo tomando sua cruz de cada dia, jamais pode ser discípulo do Senhor. No Evangelho de hoje, o cego Bartimeu ao perceber que o Senhor estava passando em sua via, não se deixou intimidar por aqueles que lhe queriam impedir de se aproximar do Senhor, pelo contrário invocou o seu Santo Nome pedindo o seu auxílio para depois segui-lo como seu discípulo.

Conclusão: Caríssimos, no encontro com o cego Bartimeu, Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” Ora, por meio dessa pergunta percebemos quanto Deus é generoso para conosco, não porque não saiba o que precisamos, na verdade, sempre que encontramos alguém em nossas necessidades criamos um vínculos de amizade que perdura com o bem partilhado. Portanto, é assim que Deus nos trata em seu amor de Pai, mantendo conosco um vínculo perpétuo de amizade, porque nos trata como seus filhos e filhas amados.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox