Arquivo do blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ROGAI POR NÓS...

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1, 47-51)(29/9/17) 

.

Caríssimos, por mais que participemos do Poder de Deus, ainda estamos muito àquem do que Deus pode. A vida em todos os sentidos e em cada detalhe é, para nós, apenas um pequeno ensaio do Seu infinito Poder; basta ver o livre arbítrio humano e as leis que regem a natureza; com certeza só isto já nos dá a compreensão do que significa esses valores naturais para nós, pois sem eles nada do que vemos naturalmente existiria.

.

Desse modo, compreendemos que Deus criou por amor o céu e a terra; os anjos e os homens; as coisas visíveis e as invisíveis. Porém, se dá a conhecer àqueles que o amam e lhe obedecem; ora, esta relação se dá no mais íntimo dos que Nele crêem.

.

Assim sendo, percebemos que não vivemos somente por viver esperando a morte chegar, porque pensar a vida assim seria o fim de tudo e nada do que somos ou vemos teria sentido algum. Desse modo, Deus nos deu o dom de crê para que o seu poder possa se nos manifestar. Logo, aquilo que naturalmente não posso, não vejo, a fé pode e ver, como lemos na Carta aos Hebreus: "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hb 11,1).

.

Na liturgia de hoje a Igreja celebra a Festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, cuja ação se faz presente nas Sagradas Escrituras, revelando por suas posturas, o plano divino para a nossa salvação. As ações desses Arcanjos são perceptíveis claramente pelos que vivem da fé, pois são eles, por ordem de Deus, que nos auxiliam apresentando nossas intenções e orações diante Dele; bem como meditamos no livro do Apocalipse: "A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus." (Ap 8,4). 

.

Rezemos, então, com ardente fervor a oração da coleta dessa Festa Litúrgica: "Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém!


Paz e Bem! 


Frei Fernando Maria OFMConv.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox