Arquivo do blog

terça-feira, 22 de setembro de 2020

EIS MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,19-21)(22/04/20)

.

Caríssimos, essa liturgia de hoje nos conduz à escuta do Senhor e à prática da Sua Divina Palavra, porém, sem interpretações subjetivas, mas apenas com o puro desejo de obedece-lo em tudo o que Ele nos diz. Pois, como escreveu são Pedro: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus." (1Pd 1,20-21).

.

No Evangelho de hoje alguém da multidão se dirige a Jesus e lhe diz: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Ao que o Senhor respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Ou seja, para além da família consanguínea o Senhor estabelece a família divina. (cf. Jo 1,11-13).

.

De fato, se escutarmos essa Palavra do Senhor a partir de nossa interpretação subjetiva não a compreendemos; mas, se a escutamos com o coração, logo entendemos que o critério do Senhor para segui-lo como Sua família divina, como o faz a Sua Mãe e seus irmãos, é a fé que nos leva à perfeita obediência à Sua Palavra.

.

Portanto, caríssimos, a vida em Cristo Jesus é baseada na prática constante da Sua Palavra como expressão da Sua Presença em nossas almas. Sem esse entendimento, viveremos apenas como ovelhas que não se deixam conduzir pelo o auxílio e proteção de Jesus, Bom Pastor.

.

Destarte, "Que a Virgem Mãe nos ajude a viver sempre em comunhão com Jesus, reconhecendo a obra do Espírito Santo que age n’Ele e na Igreja, regenerando o mundo para a vida nova." (Papa Francisco, Angelus, 10/06/18).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox