Arquivo do blog

sábado, 5 de setembro de 2020

PORQUE O FILHO DO HOMEM É SENHOR TAMBÉM DO SÁBADO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,1-5)(05/09/20)

Caríssimos, a essência da Lei é o encontro com Deus e a permanência Nele, para assim realizarmos a sua vontade que significa a comunhão entre nós por seu Filho Jesus Cristo que nos faz um só com Ele, por Ele e para Ele. Por isso, quando a observância da Lei nasce da interpretação rígida e subjetivista, tira dela a beleza da comunhão fraterna, impodo-lhe normas e restrições meramente humanas, isto é, desprovidas da graça divina. 

Na primeira leitura são Paulo nos mostra que a observância autêntica da Lei nasce da renúncia de si mesmo, para dar lugar ao Espírito Santo que sempre nos conduz à unidade da fé e da prática do amor fraterno que nos leva à perfeita comunhão com Deus e entre nós. Por isso, disse: "Que o nosso exemplo vos ensine a não vos inchar de orgulho, tomando o partido de um contra outro, e a “não ir além daquilo que está escrito”.

No Evangelho de hoje os escribas e fariseus mais uma vez munidos literalmente da observância externa da Lei, querem impo-la a Jesus e aos discípulos; e faziam isso por conta da intolerância, porque não suportavam a liberdade da prática da Lei mesmo essa visando apenas suprir as necessidades naturais dos seus praticantes.

De fato, o Senhor já o havia dito: "O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida." (Jo 6,63). E ainda são Paulo: "Deus é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." (2Cor 3,6).

Portanto, caríssimos, escutemos com atenção redobrada estas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco: "A liberdade de Jesus contrasta com a falta de liberdade dos doutores da lei daquele tempo, que estavam paralisados por uma interpretação e prática rigoristas da lei. Jesus não Se limita a uma atuação aparentemente «correta», mas leva a lei à sua plenitude; e, por isso, quer colocar-nos nessa direção, nesse estilo de seguimento que implica ir ao essencial, renovar-se e envolver-se."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox