Arquivo do blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

AS PALAVRAS REVELAM, AS OBRAS CONFIRMAM QUE O REINO DE DEUS ESTÁ NO MEIO DE NÓS



PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,38-44)(02/09/20)

Caríssimos, o pecado da divisão é próprio dos que servem ao maligno, ainda que digam que estão servindo o Senhor Jesus; isso porque o espírito de divisão é o espírito do anticristo. É isso o que meditamos na primeira leitura de hoje em que são Paulo repreende os Coríntios por conta do espírito imundo de divisão.

Carta aos Filipenses, escreveu são Paulo: "Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos." (Fl 2,3-4).


"O Evangelho de hoje apresenta-nos Jesus que, depois de ter pregado na Sinagoga de Cafarnaum, cura muitos doentes. Pregar e curar: esta é a atividade principal de Jesus na sua vida pública. Com a pregação Ele anuncia o Reino de Deus e com as curas demonstra que está próximo, que o Reino de Deus se encontra no meio de nós.

Ao entrar na casa de Simão Pedro, os discípulos intercedem em favor de sua sogra que está de cama com febre alta; e imediatamente o Senhor pega na sua mão, cura-a e diz-lhe para se levantar. Ao pôr-do-sol, quando, tendo terminado o sábado, o povo pode sair e levar-lhe os doentes, cura uma multidão de pessoas atormentadas por doenças de todos os gêneros: físicas, psíquicas, espirituais.

Tendo vindo à terra para anunciar e realizar a salvação de todo o homem e de todos os homens, Jesus mostra uma particular predileção por quantos estão feridos no corpo e no espírito: os pobres, os pecadores, os possuídos pelo demônio, os doentes, os marginalizados.

Assim Ele revela-se médico tanto das almas como dos corpos, bom Samaritano do homem. É o verdadeiro Salvador; Jesus cura, Jesus sara. (Papa Francisco, trechos do Angelus, 08/02/15)

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox