Arquivo do blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

HOMILIA DA FESTA DO BATISMO DO SENHOR...


 Homilia da Festa do Batismo do Senhor (Lc 3,15-16.21-22)(09/1/23)


Caríssimos, qual é mesmo o sentido do Sacramento do Batismo? A resposta é simples e direta, nascer da água e do Espírito Santo, isto é, nascer na ordem da graça para a vida eterna, pois, não basta nascermos naturalmente, mas, como disse são João Batista: "É Cristo quem batiza no Espírito Santo e no fogo". Desse modo, compreendemos que o batismo é a Força Redentora de Cristo agindo em nossas almas.

De certo, no Evangelho de hoje escutamos: "Quando todo o povo estava sendo batizado,
Jesus também recebeu o batismo.
E, enquanto rezava, o céu se abriu
e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz:
'Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho o meu bem-querer.'"
Ou seja, essa manifestação da Santíssima Trindade autentica a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo como o Messias prometido e agora presente no meio de nós.

De fato, antes da vinda do Filho de Deus, o Espírito Santo ainda não tinha sido derramado sobre nós, todavia, depois do seu batismo que autentica a sua vinda, se cumpriu plenamente a promessa feita por Deus aos seus servos os Patriarcas e Profetas, desse modo, fomos gerados para uma vida nova, para nos mantermos em estado de graça até que façamos a nossa páscoa definitiva para o Reino dos céus.

Comentando esse Evangelho assim escreveu são Gregório de Nanzianzo: "Veneremos hoje o batismo de Cristo e celebremos dignamente esta festa. Permanecei inteiramente puros e purificai-vos sempre mais. Nada agrada tanto a Deus quanto o arrependimento e a salvação do homem, para quem se destinam todas as suas palavras e mistérios.

Sede como luzes no mundo, isto é, como uma força vivificante para os outros homens. Permanecendo como luzes perfeitas diante da Grande Luz, sereis inundados pelo esplendor dessa Luz que brilha no céu e iluminados com maior pureza e fulgor pela Trindade. Dela acabastes de receber, embora não em plenitude, o único raio que procede da única Divindade, em Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox