Arquivo do blog

terça-feira, 23 de maio de 2023

O SILÊNCIO É UM TESOURO INESGOTÁVEL...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,29-33)(22/05/23)

.
Caríssimos, mesmo em meio à toda maldade presente neste mundo por parte daqueles que desobedecem a Deus, nada pode impedir que a sua vontade se realize em toda sua plenitude, para isto nos enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de nos salvar por meio do Seu Sacrifício de cruz em expiação dos nossos pecados.

No Evangelho de hoje ouvimos o Senhor falar sobre a paz que Ele nos dá em meio às tribulações deste mundo: "Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33). Com efeito, discorrendo sobre isso, escreveu São João da Cruz: "Em todos os acontecimentos, por mais deploráveis que sejam, devemos regozijar-nos em vez de ficarmos tristes, para não perdermos o bem mais precioso, a paz e a tranquilidade da alma."

E continua ele: "Tende atenção em conservar o vosso coração na paz; que nenhum acontecimento deste mundo o perturbe; pensai que tudo acaba aqui em baixo. Mesmo que aqui em baixo tudo se desmoronasse e que todos os acontecimentos nos fossem adversos, seria inútil perturbarmo-nos, pois a perturbação causar-nos-ia mais danos do que proveito.
.
Suportar tudo com a mesma disposição e na paz não é apenas ajudar a alma a adquirir grandes bens, é também predispo-la a melhor avaliar as adversidades em que se encontra e a aplicar-lhes o remédio adequado. O céu é estável e não está sujeito a mudança. Do mesmo modo, as almas, por terem uma natureza celestial, são estáveis e não estão sujeitas à tendências desordenadas nem a nada desse gênero; de certo modo, assemelham-se a Deus, que é imutável."
.
"Um dos melhores meios para conservar a paz, seja com Deus, seja conosco mesmos, seja com os outros homens, é o silêncio. O silêncio recolhe-nos, dá-nos espírito de oração, deixa a nossa alma livre para se lançar em voo para Deus, longe das discussões humanas; este silêncio favorece a oração, a união com Deus, a paz profunda da alma, que já não vive para o mundo, mas que está perdida, mergulhada em Deus.
.
O silêncio ajuda-nos infinitamente a ter paz conosco mesmos: ele corta pela raiz muitos pecados e uma multidão de distrações. Ajuda-nos a guardar a paz com os homens, impedindo que haja discussões, contendas, divergência de sentimentos nos relacionamentos, maledicências, enfim, todas as dissensões e todos os desentendimentos, todos os rancores que vêm da palavra.
.
Meu Deus, concedei-me a graça de ter esta paz, a paz da alma que não procura senão a Vós, não quer senão Vós, se separa de todos os ruídos vãos da Terra, e encontra em Vós a verdadeira paz, a única paz que podemos ter neste mundo." (São Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox