Arquivo do blog

segunda-feira, 12 de junho de 2023

AS BEM-AVENTURANÇAS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 5,1-12)(12/06/23)

.
Caríssimos, as bem-aventuranças são caminhos de perfeição que nos fazem chegar ao Reino dos céus conduzidos pelo Espírito Santo; elas brotam do Sagrado Coração de Jesus e chegam até nós, não apenas como desejo, mas, com a graça para pratica-las, pois nelas já está o poder que nos leva cumpri-las, basta dispor-nos para isso.
.
Com efeito, nas bem-aventuranças existe uma lógica espiritual que nos leva a compreender que a nossa presente condição não é algo definitivo, mas apenas meio para chegarmos à plena consolação que o Senhor prepara para aqueles que o amam em meio às provações e dificuldades que sofrem neste mundo.
.
Desse modo, compreendemos que as bem-aventuranças não são para um futuro distante, mas à medida que as vivenciamos já somos consolados por Deus que nos conhece e nos visita sensivelmente para não sucumbirmos nos desafios de fé pelos quais estamos passando como aconteceu com o seu povo no deserto. 

De fato, a princípio não dá para compreentender porque sofremos mesmo buscando realizar a vontade de Deus, no entanto, a Carta aos Hebreus nos explica: "Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz." (Hb 12,7.11).
.
Decerto, são Tiago também nos dá a compreensão do porquê das provações: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma." (Tg 1,2-4). 

O fato é que nem o Filho de Deus nem a sua Santíssima Mãe nem os Apóstolos e nenhum dos seus seguidores de todos os tempos foram poupados das injustiças, das perseguições, dos sofrimentos e até da morte mesmo sem terem culpa alguma. Por isso, escutemos atentamente esta palavra da Carta aos Hebreus: "Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. 

Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado." (Hb12,1-4).

Portanto, caríssimos, felizes de nós se vivermos as bem-aventuranças como meios de santificação de nossas almas, pois elas são sinais nítidos de que estamos nos deixando conduzir pelo Espírito Santo. Aliás, a contento assim nos exorta são Paulo: "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada." (Rm 8,18).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox