Arquivo do blog

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

SIRVAMOS AO SENHOR COM ALEGRIA TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,1-8)(10/11/23)

.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, recebemos de Deus no batismo a graça da filiação divina para vivermos em tudo segundo a sua Santa Vontade, isso significa manter-nos fiéis sem pecado algum, porque todo pecado mortal nos leva à perca do estado de graça.

2. Escutemos, então, o Senhor Jesus para não nos deixar levar pelas tentações que chegam à nossa mente: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). 

3. De fato, a carne é o que há de mais frágil na natureza humana, é o que está fora e dentro ao mesmo tempo, são as concupiscências dos olhos e a soberba da vida, em outras palavras, são as facilidades de cair em tentação e pecar. 

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

4. Caríssimos, se tem algo que nunca podemos esquecer é que estamos à caminho do Reino dos Céus, e é o Senhor mesmo quem nos conduz no seio de sua Santa Igreja, pela ação do Espírito Santo por meio do ministério dos seus ungidos, que nos administram os Sacramentos da salvação e nos animam na via da perfeição que nos leva à santidade, como vimos no exemplo dado por são Paulo na primeira leitura de hoje.
.
5. Com efeito, somos as ovelhas do rebanho do Senhor, bem como Ele nos ensina: "Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim[...]. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 

6. Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão." (Jo 10,14ss). Ora, por essas palavras o Senhor Jesus nos dá a garantia da salvação pela nossa adesão incondicional a Ele. E porque Ele cuida muito bem de suas ovelhas, só precisamos ser fiéis até fim mesmo se ao custo da própria vida, como aconteceu com tantos mártires que foram martirizados por amor a Cristo e o anúncio do Santo Evangelho. 
.
7. No Evangelho de hoje, o patrão ao elogiar a coragem e a esperteza do seu astuto administrador, parece entrar em contradição com os volores do Evangelho; mas, a princípio, não, pois, a coragem e a esperteza aliadas com a misericórdia com que age, como disse o Senhor, devia despertar nos filhos da luz o empenho e a determinação para superar todos os obstáculos que enfrentam neste mundo.
.
8. "O Senhor Jesus deu-nos este exemplo para nos fazer compreender que, se os que procuram as coisas deste mundo são astutos na resolução dos problemas por meio daquilo que lhes são favoráveis, quanto mais nós devemos ser astutos em relação aos bens futuros que o Senhor nos dá para administrar a partir deste mundo.
.
9. Todos nós recebemos talentos naturais e espirituais, e devemos usá-los inteligentemente em prol do Reino de Deus. O mundo procura as riquezas e os bens que se perdem; mas o Senhor convida-nos a não procurar o que se perde de imediato, mas sim o que permanece para sempre." (Anna Maria Cánopi).
.
10. Amados irmãos e amadas irmãs, rezemos humildemente esta oração: "Ó Senhor, dá-nos a coragem de dizer não aos enganos do poder, do dinheiro e do prazer; dos lucros ilícitos, da corrupção e da hipocrisia, do egoísmo e da violência. Dá-nos dizer sempre não ao maligno, príncipe enganador deste mundo.  
.
11. E concede-nos a graça de sempre dizer sim a Ti, que destróis o poder do mal com a Onipotência do Teu amor. Sabemos que apenas os corações convertidos ao Amor, que é Deus, podem construir um futuro melhor para todos." Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

BATIZADOS, SOMOS TEMPLOS VIVOS DE DEUS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,13-22)(09/11/23)


1. Amados irmãos e amadas irmãs, hoje a Santa Igreja celebra a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, considerada a igreja mãe de toda a catolicidade. "Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma. 

2. Mais tarde, estendeu-se à Igreja de Rito romano, com o fim de honrar a Basílica que é chamada “mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe, isto é, de Roma e do mundo, e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembleia universal da caridade”.
.
3. As leituras de hoje nos revelam que a Igreja não é uma simples organização humana; mas, sua origem é Divina; pois, nasce destas Palavras do Senhor Jesus: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 

4. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,18-19). Decerto, qualquer interpretação que não confirme a Palavra do Senhor, perde-se no vazio do desvario humano. 
.
5. No Evangelho de hoje Jesus compara o Templo de Jerusalém ao seu próprio corpo, nos ensinando com isso, que também nós somos templos vivos de Deus, ou seja, somos um grande mistério do seu Divino Amor destinados à ressurreição, à vida eterna. 
.
6. E confirmando essa verdade eis o que Ele disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23). Ou seja, a alma humana é eterna e por sua obediência recebe a graça inefável de ser morada do Altíssimo.
.
7. Com efeito, isso significa que a obediência ao Senhor, torna as nossas almas Templos vivos da Santíssima Trindade. De fato, esse é um dos grandes mistérios da nossa fé que só enderemos perfeitamente na eternidade. São João assim se expressou a esse respeito: "Eis como sabemos que conhecemos o Senhor: se guardamos os seus mandamentos.
.
8. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu." (1Jo 2,3-6).
.
9. Amados irmãos e amadas irmãs, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus expulsa os vendilhões do templo. Ora, essa sua atitude provoca duas reações: revolta e desejo de vingança ou então tomada de consciência do erro cometido e a mudança de vida. 
.
10. De fato, quando se vive no pecado Deus provoca a alma para que ela reaja, se arrenda e se converta, caso contrário, permanece escrava do pecado. Ora, vendilhões do templo sempre existirão, porque enquanto o pecado não for totalmente erradicado da natureza humana, o mal persistirá.
.
11. No entanto, existe um meio para vence-lo, o arrependimento sincero, a conversão do coração, o perdão dos pecados, e salvação em Cristo. Fora disso, somente a purificação universal escatológica, que acontecerá com a segunda vinda de Cristo, exterminará o pecado para sempre. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

UM CONVITE HUMANO, DIVINO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,12-14)(06/11/23).


Amados irmãos e amadas irmãs, nascemos sem nada, recebemos tudo de Deus, e só somos felizes quando não nos apegamos às coisas deste mundo, porque somente assim permanecemos pertença de Deus, para servi-lo e ama-lo naqueles que encontrarmos, e que por vezes nos são até desconhecidos. 

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

1. Caríssimos, o caminho da misericórdia traçado pelo Senhor para nós, é via de perfeição que nos faz permanecer em sua presença e obtermos todas as graças necessárias para a nossa salvação; isto porque ela tem como fundamento as virtudes da humildade, da generosidade e do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. 

2. Com efeito, quem cultiva essas virtudes carrega em si o dom da escuta atenta e da obediência ao Senhor, que se traduz em amor incondicional ao nosso Pai celestial e à todas as suas criaturas. Ora, as leituras da liturgia de hoje nos conduz à vivência dessas virtudes que nos leva a unidade perfeita desejada pelo Senhor. 

3. Assim sendo, meditemos, então, quão significativas elas são para prática da nossa fé. Vejamos: a humildade é a base de todas as virtudes, visto que os humildes reconhecem sempre as qualidades dos outros e se alegra por isso, pois não buscam os próprios interesses, mas sim os de todos. 

4. A virtude da generosidade consiste em não se apegar à nada fora da vontade de Deus; toda pessoa generosa carrega consigo a bondade mais sublime, pois entende que tudo pertence somente a Deus e por isso pertence também aos seus filhos e filhas, de modo que, repartem livremente o que têm como graças recebidas da Divina Providência.

5. Por fim, meditemos sobre o amor. Ora, ele não é um mero sentimento que passa; mas a presença real de Deus em nossas almas. Por ele nos amamos uns aos outros, reconhecendo realmente que somos imagem e semelhança de Deus. Quem ama assim nunca vive para si, mas para dar a vida, porque o amor é a essência e a fonte geradora da vida que não tem fim.
.
6. Comentando o Evangelho de hoje disse o Papa Bento XVI: "Deus, para nós, fez-se dom. Deu-se a si mesmo. Ele dedica tempo a nós. Ele, o Eterno, que está acima do tempo, assumiu o tempo, e tomou para si o nosso tempo. 
.
7. Deixemos que os nossos corações, as nossas almas e as nossas mentes sejam tocados por este fato! Dar algo de nós uns aos outros! Dar o nosso tempo uns aos outros. Abrir o nosso tempo para Deus. É assim que se dissolve a agitação. É assim que nasce a alegria, é assim que se cria a festa. 
.
8. 'Quando deres um banquete, não convides aqueles que te convidarão por sua vez, mas convida aqueles que não foram convidados por ninguém, e que por conta de sua indigência não te podem convidar'. 
.
9. Foi assim que o próprio Deus agiu: convidou-nos para a sua festa de casamento, nós que não podemos retribuir, que só podemos receber com alegria. Imitemo-lo! Amemos a Deus e, a partir d'Ele, também os nossos irmãos e irmãs, para redescobrirmos Deus de uma forma nova!"
.
10. Amados irmãos e amadas irmãs, é muito fácil convidar os que nos convidam, mas difícil mesmo é convidar os não favorecidos e desconhecidos. Isto porque somos muitos desconfiados, principalmente neste mundo que não nos ajuda a discernir corretamente. 

11. De fato, só Deus pode nos ajudar nesse discernimento, portanto, recorramos a Ele sempre, para que por meio das nossas Pastorais em nossas Paróquias sejamos instrumentos da Sua Divina Providência, da sua infinita misericórdia.
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS...


 Solenidade de todos os Santos (Mt 5,1-12a)(05/11/23)


Amados irmãos e amadas irmãs, "Os santos formam o cortejo de Cristo; e, quando louvamos as suas virtudes e cantamos os seus méritos, exaltamos e celebramos Aquele que, sendo a sua cabeça, é agora também a sua coroa." (Beato Culumba Marmion). 

Meditemos com amor e atenção o pequeno sermão de hoje.

1. Caríssimos, hoje a Igreja no Brasil celebra a solenidade de todos os santos e santas ou como se costuma dizer: da Igreja triunfante. Todos nós batizados, recebemos o dom do Espírito Santo com seus dons e frutos para sermos "santos como Deus é Santo". 

2. Bem como nos ensina são Pedro na sua segunda carta: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)." Ou seja, sermos santos é a nossa única vocação, porque todas as demais vocações tem com único objetivo a santidade. 
.
3. Na Carta aos Hebreus, assim meditamos sobre esse dom: "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." Decerto, por causa da nossa fragilidade normalmente pensamos que a santidade não está ao nosso alcance, e isso devido aos pecados aqui cometidos. 

4. No entanto, todos os santos e santas que foram proclados pela Igreja, viveram entre nós, padecendo as mesmas dores que padecemos, assim como o Senhor Jesus as padeceu por nós para nos dar a salvação. Ora, nem sempre compreendemos o sofrimento e por que Deus permitiu que seu Filho sofresse tanto. 

5. De fato, somente um amor infinito, como é o amor de Deus por nós, pode destruir o pecado que gera o ódio, o sofrimento e a morte, nos ressuscitando com o seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, somente o seu sacrifício cruento foi capaz de aplacar a ira divina e a sua justiça, para assim deixar agir a sua misericórdia a favor de todos nós pecadores.

6. O Beato Columba Marmion, ressalta em sua oração monástica o quanto a perseverança é importante para se atingir a santidade, diz ele: "Os santos procuraram a Deus incansavelmente, por mais árido que fosse o caminho, por mais secos que fossem os céus, por mais duras que fossem as lutas; e assim, no dia da sua entrada no Reino eterno, Deus os coroou de glória e inebriou-os de alegria." 
.
7. De fato, a santidade é a via da perfeição que nos leva ao nosso Pai do céu, que para isto nos enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; e de fato quem segue seus passos jamais tropeça, porque tem consciência que Dele depende cem por cento, como Ele mesmo disse: "Sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5).
.
8. Decerto, confiemos firmemente nestas palavras do Senhor: "Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia." (Jo 6,38-39).
.
9. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos mostra as Bem-aventuranças como itinerário por onde seguimos os seus passos à caminho do Reino dos céus, pois elas nos revela a perfeita realização da vontade do nosso Pai celestial. 
.
10. Desse modo, compreendemos que a santidade é o dom sublime da perfeita união das nossas almas com Deus Pai, obtida por seu amado Filho, Jesus Cristo, no seu sacrifício de cruz em expiação dos nossos pecados. 
.
11. Portanto, caríssimos, peçamos humildemente ao Senhor para servi-lo "em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida." "Porque, na busca do único Bem, sem se deixarem desviar, os santos chegaram ao fim glorioso." Façamos também o mesmo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

A FÉ EM CRISTO É O NOSSO GRANDE MILAGRE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 14,1-6)(03/11/23)

.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, o Profeta Habacuc referindo-se à vivência da fé nos apresenta duas condições, diz ele: "Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade." (Hb 2,4). Ou seja, é a nossa fidelidade a Deus comprova a nossa total adesão a Ele.

2. São João na sua primeira carta também nos mostra o que realmente nos faz vencer o mundo: "Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1Jo 5,3-4).

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

3. Caríssimos, em se tratando da vivência da fé, não cabe nela a incoerência, pois essa é uma das piores doenças espirituais que existe; isto porque nega a fé mesmo dizendo que a professa. Pois, sem coerência não existe testemunho verdadeiro, uma vez que a fé, é um dom do Espírito Santo para pormos em prática a Santa Palavra de Deus.

4. São João, na sua primeira carta, assim nos explica isso: "Aquele que diz conhecer o Senhor, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua Palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito." (1Jo 2,4-5a).
.
5. São Paulo, na primeira leitura de hoje, nos mostra que por causa da incoerência, o povo eleito afastou-se de Deus de tal maneira a ponto de matar os profetas e seu próprio Filho, Jesus Cristo, porque, ao invés de pôr em prática a sua Palavra, a negava por meio da falta de coerência.
.
6. Com efeito, o Profeta Isaías nos alerta sobre isso na sua profecia, dizendo que quem vive de aparências, esconde uma multidão de pecados em sua alma, por isso, precisa se converter ao Senhor para ter comunhão com Ele por uma prática que lhe agrade. (cf. Is 1,12-31). 
.
7. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus chama a atenção dos Fariseus e dos Mestres da Lei sobre o pecado da incoerência, pois, o objetivo da Lei é a salvação das pessoas que a seguem, e não a falsa interpretação dela, pois, isso leva os incoerentes a condenar até mesmo os inocentes.
.
8. Portanto, caríssimos, todos aqueles que deixam a misericórdia pela acusação e condenação dos seus irmãos, tarnam-se agentes do inimigo de nossas almas, falsos moralistas, fariseus hipócritas, por não reconhecerem que estamos no tempo de prova e da Divina Misericórdia.

9. Destarte, os sinais e prodígios do Senhor Jesus em nossa vida, são pura comprovação do quanto Ele nos ama e nos trata com profunda Misericórdia, para nos dar a salvação. Pois, o milagre ou prodígio revela a Sua Presença em nosso meio, nos libertando de todos os males físicos, psíquicos e espirituais.
.
10. Amados irmãos e amadas irmãs, a fé não precisa de milagres para ser autêntica, na verdade ela já é o grande milagre que Deus nos deu quando recebemos o santo batismo, que nos leva a viver como seus filhos e filhas neste mundo testemunhando Cristo ressuscitado, vencedor do pecado e da morte. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS...

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,35-40)(02/11/23)

1. Amados irmãos e amadas irmãs, "a certeza que vive em mim é que um dia verei a Deus, contempla-lo com os olhos meus é a felicidade sem fim." Essa letra do cântico de entrada da missa de finados nos convida a viver o presente como uma expressão da vida futura, isto é, da vida eterna.

2. E ao cultivarmos essa esperança compreendemos que Deus nos criou por amor e somente para ama-lo e amar-nos uns aos outros aqui e por toda a eternidade. De fato, tudo em Deus é eterno; imaginem a felicidade de contempla-lo face a face no para sempre da sua glória!

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

3. Caríssimos, a Igreja hoje faz a comemoração de todos os fiéis defuntos, e desde já nos prepara para fazermos a mesma experiência que eles fizeram, não com uma visão negativa da morte, mas como a Páscoa eterna que o Senhor Jesus preparou para aqueles que o amam e o seguem fielmente como o fizeram sua Mãe, Maria Santíssima, são José, os Apóstolos e todos os santos e santas de todos os tempos.

4. Na primeira leitura desta liturgia o patriarca Jó por sua confiança inabalável na bondade e misericórdia de Deus, respondeu aos seus opositores com a esperança própria dos que creem e esperam a vida eterna: "Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros." (Jó 21, 25-27a)

5. Com efeito, vivemos em meio à misteriosa presença de Deus que está sempre conosco; por outro lado, mesmo estando em comunhão com Ele no seio da Sua Santa Igreja, nos deparamos com o mistério da iniquidade que se apresenta por meio de diversas tentações que chegam à nossa mente, e nós o percebemos porque são sempre contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos. 

6. Daí a necessidade da perseverança na vivência da fé; na vida de oração, na frequência aos Sacramentos, especialmente a confissão e à Santa Eucaristia, e no cultivo das santas virtudes que nos levam à perfeita comunhão com Cristo, para assim vencermos todas as ciladas do maligno.
.
7. Portanto, caríssimos, recordar os defuntos, é recordar as virtudes que viveram, a semente da fé que plantaram em nossas almas, o amor com o qual amaram a Deus e nos amaram. Em suma, é lembra-los como aqueles que nos precederam na santa aventura que empreenderam no seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo até a vida eterna.
.
8. Amados irmãos e amadas irmãs, eis o que nos garantiu o Salvador no Evangelho de são João: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais." (Jo 14,1-3)

9. Então, revestidos dessa garantia supliquemos: "Ó Deus, fizestes o vosso Filho único vencer a morte e subir ao céu. Concedei a vossos filhos e filhas superar a mortalidade desta vida e contemplar eternamente a vós, criador e redentor de todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém! Assim seja!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.
 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

FAZEI TODO ESFORÇO POSSÍVEL...

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,22-30)(01/11/23). 

1. Amados irmãos e amadas irmãs, muitos pensam que tudo o que vivem neste mundo, termina com a morte natural. Ora, ao que parece se esquecem que a alma é imortal e tudo o que fizeram de bom ou de mal fica gravado nela e no último dia (cf. Hb 9,27), prestarão contas de tudo.

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

2. Caríssimos, a misericórdia de Deus é infinita, mas, essa requer corações que a acolha, pois para se obter esse dom precioso e inesgotável, é preciso o arrependimento sincero, que leva à uma conversão permanente para assim viver em comunhão com o autor e consumador da nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo.

3. No relato do Evangelho de hoje, são Lucas, escreveu: "Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. (Lc 13,22-24).

4. De fato, essa é uma péssima notícia para quem põe a bíblia debaixo do braço e sai proclamado a Palavra sem ser chamados e enviados, e por não viver o que anunciam, dão um o falso testemunho de Cristo. A estes Ele diz: "Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ (Lc 13,27b).

5. Decerto, como vimos nesse relato, o Senhor Jesus nos ensina que um dos grandes obstáculos para se entrar no Reino de Deus, é a injustiça; mas também o apego às riquezas, a falta de perdão e das obras de misericórdia. As vãs preocupações, a falta de amor ao próximo e a dureza de coração, também são obstáculos e por vezes intransponíveis.

6. De fato, vivemos num mundo onde o que mais importa aos homens são as riquezas materiais, os prazeres carnais, a fama repentina e o poder temporal, e cada qual a seu modo, busca aparecer e tirar proveito disso mesmo que falte com a caridade, negue a fé ou faça pouco caso dos que crêem.
.
7. Com efeito, as almas que se entregam ao maligno por uma vida de pecados trilham o seu caminho infernal, por isso, vivem atormentadas e só pruduzem frutos maléficos, e assim entram pela porta larga da perdição eterna, aonde não existe esperança de salvação. 

8. Por isso, escutemos atentamente esta exortação do salmista: "Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite." (Sl 1,1-2).

9. E neste outro o salmista pergunta: "Senhor, quem morará em Vossa casa e no Vosso Monte Santo, habitará? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

10. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!" (Sl 14).
.
11. Amados irmãos e amadas irmãs, não é que os falsos anunciadores não tenham consciência do pecado que estão cometendo; na verdade, por lhes faltar o temor de Deus, eles insistem no mal que estão fazendo. No entanto, o Senhor os alertar sobre o dia do juízo final: "Ali haverá choro e ranger de dentes." (Lc 13,28a). Então, "Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça." (Lc 8,8c).
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 
 

Firefox