Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS...


 Solenidade de todos os Santos (Mt 5,1-12a)(05/11/23)


Amados irmãos e amadas irmãs, "Os santos formam o cortejo de Cristo; e, quando louvamos as suas virtudes e cantamos os seus méritos, exaltamos e celebramos Aquele que, sendo a sua cabeça, é agora também a sua coroa." (Beato Culumba Marmion). 

Meditemos com amor e atenção o pequeno sermão de hoje.

1. Caríssimos, hoje a Igreja no Brasil celebra a solenidade de todos os santos e santas ou como se costuma dizer: da Igreja triunfante. Todos nós batizados, recebemos o dom do Espírito Santo com seus dons e frutos para sermos "santos como Deus é Santo". 

2. Bem como nos ensina são Pedro na sua segunda carta: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)." Ou seja, sermos santos é a nossa única vocação, porque todas as demais vocações tem com único objetivo a santidade. 
.
3. Na Carta aos Hebreus, assim meditamos sobre esse dom: "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." Decerto, por causa da nossa fragilidade normalmente pensamos que a santidade não está ao nosso alcance, e isso devido aos pecados aqui cometidos. 

4. No entanto, todos os santos e santas que foram proclados pela Igreja, viveram entre nós, padecendo as mesmas dores que padecemos, assim como o Senhor Jesus as padeceu por nós para nos dar a salvação. Ora, nem sempre compreendemos o sofrimento e por que Deus permitiu que seu Filho sofresse tanto. 

5. De fato, somente um amor infinito, como é o amor de Deus por nós, pode destruir o pecado que gera o ódio, o sofrimento e a morte, nos ressuscitando com o seu amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, somente o seu sacrifício cruento foi capaz de aplacar a ira divina e a sua justiça, para assim deixar agir a sua misericórdia a favor de todos nós pecadores.

6. O Beato Columba Marmion, ressalta em sua oração monástica o quanto a perseverança é importante para se atingir a santidade, diz ele: "Os santos procuraram a Deus incansavelmente, por mais árido que fosse o caminho, por mais secos que fossem os céus, por mais duras que fossem as lutas; e assim, no dia da sua entrada no Reino eterno, Deus os coroou de glória e inebriou-os de alegria." 
.
7. De fato, a santidade é a via da perfeição que nos leva ao nosso Pai do céu, que para isto nos enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; e de fato quem segue seus passos jamais tropeça, porque tem consciência que Dele depende cem por cento, como Ele mesmo disse: "Sem mim nada podeis fazer." (Jo 15,5).
.
8. Decerto, confiemos firmemente nestas palavras do Senhor: "Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia." (Jo 6,38-39).
.
9. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos mostra as Bem-aventuranças como itinerário por onde seguimos os seus passos à caminho do Reino dos céus, pois elas nos revela a perfeita realização da vontade do nosso Pai celestial. 
.
10. Desse modo, compreendemos que a santidade é o dom sublime da perfeita união das nossas almas com Deus Pai, obtida por seu amado Filho, Jesus Cristo, no seu sacrifício de cruz em expiação dos nossos pecados. 
.
11. Portanto, caríssimos, peçamos humildemente ao Senhor para servi-lo "em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida." "Porque, na busca do único Bem, sem se deixarem desviar, os santos chegaram ao fim glorioso." Façamos também o mesmo. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox