Arquivo do blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A MEDALHA MILAGROSA















A MEDALHA MILAGROSA

Na criação e ao longo da história da salvação humana, o Senhor sempre se fez presente emitindo seus sinais; quer falando diretamente ao coração do homem, quer por meio de sua criação; uma vez que o homem se escondeu dele no pecado e só mediante a fé o poderá encontrar. Vejamos, pois. Na narração do Gênesis, quando do seu ato criador, o primeiro sinal emitido pelo Senhor foi a visibilidade de sua obra; depois, com a criação do homem em estado de graça, foi a possibilidade de vê-LO face a face, e ainda, a liberdade de administrar a obra de suas mãos.

Com o advento do pecado e a degradação dos valores eternos recebidos pelos nossos primeiros pais, os sinais da presença divina ficaram escassos; muito embora, presentes pela manutenção da vida e pela graça do arrependimento do homem e a reconciliação com o Senhor. Assim, no dilúvio, com Noé e o sinal do arco Iris, Deus firmava sua promessa e a vida dos homens e das outras criaturas; de igual modo, na aliança feita com Abraão, suas promessas se confirmaram pela vocação do povo eleito à filiação divina e pelo sinal da circuncisão. Em Moisés, vemos a aliança confirmada com as Tábuas da Lei e a partida de volta para a terra prometida; já nos profetas Deus emite seus sinais pela confirmação da promessa da vinda iminente do Messias, a Nova Aliança Eterna e a consumação de tudo na glória do seu Reino.

Com a vinda de Jesus, o Filho amado, na plenitude dos tempos, Deus cumpriu, pela consumação da revelação, o seu plano de amor para com a humanidade e toda a criação. Logo, a partir de Jesus Cristo, o doce Rabi da Galiléia, o sinal da presença divina tornou-se perene mediante a ação do Espírito Santo na Igreja pela Eucaristia, sinal perpétuo da visibilidade divina no meio de nós, confirmadas nas palavras de Jesus: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Cf. Mt 28,20b).

Nos tempos atuais Deus tem emitido seus novos sinais também por meio dos santos e santas, em especial a Virgem Maria, que seguiram os passos de Jesus pelo caminho da cruz; esses sinais se multiplicam dia a dia em favor de todos os fiéis que creem e esperam sua páscoa e a segunda vinda gloriosa do Salvador de toda a humanidade. Dentre os novos sinais da graça de Deus a nosso favor, temos no sacramental, a Medalha Milagrosa, um lugar de destaque devido ao motivo pelo qual foi emitido: a cessação da lepra do pecado que assola a nossa humanidade. Desse modo, pela emissão desse sinal na aparição da Virgem Santíssima à santa Catarina de Labouré, Deus nos aponta o caminho da conversão pessoal e da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, como meios para recebermos suas graças inefáveis e podermos viver neste mundo conforme a sua santa vontade.

A “Medalha Milagrosa” que a VIRGEM MARIA mandou a Irmã Catarina Labouré cunhar em 1830, tem sua fama de milagrosa pelos sinais e prodígios acontecidos logo após sua confecção e ao logo do tempo, conforme a promessa da Santa Mãe de Deus à santa Catarina:

“Fazei cunhar uma medalha conforme o modelo que te mostrei. Todas as pessoas que a usarem receberão grandes graças, trazendo-a ao pescoço. As graças serão abundantes para as pessoas que a usarem com confiança” — prometeu a Santíssima Virgem.

DESCRIÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA

A Medalha tem na frente a imagem de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS como habitualmente conhecemos, derramando de suas mãos abertas “raios de Graças” sobre toda humanidade. No verso da Medalha, encontramos outro apelo, que na verdade é um discreto e carinhoso convite a humanidade, para cultivar a “Devoção Conjunta aos Dois Sagrados Corações de JESUS e de MARIA”.

Aparece um “M” do nome “MARIA”, que é uma alusão ao reconhecimento que todas as gerações devem ter à nossa MÃE SANTÍSSIMA por sua permanente intercessão junto a DEUS em beneficio de todos nós. Isto, lembrando o auxílio, o zelo e os preciosos cuidados que maternalmente e repleta de amor, Ela sempre dedica a todos os seus filhos, principalmente àqueles que buscam a sua inefável e tão querida proteção. Em cima do “M” temos a gloriosa “CRUZ DE CRISTO”, que assumindo os pecados da humanidade, nela consolou o PAI ETERNO e redimiu todas as gerações, abrindo as portas da Salvação para todos, independentemente de nossa vontade pessoal, num gesto supremo e sublime, de Sua Caridade Divina.

Embaixo do “M” de “MARIA”, estão os “Dois Corações”, representando o “Sagrado Coração de JESUS” e o “Imaculado Coração de MARIA”. O “Coração de JESUS” está envolto por uma coroa de espinhos, nos recordando todos os pecados e transgressões praticados contra Ele; o “Coração de MARIA” está atravessado por um punhal, que representa a decepção e a dor lancinante sentida por nossa MÃE, pelas maldades e por todos os crimes que mancham e destroem as almas, afastando-as de DEUS. Então, na riqueza de benefícios da Medalha encontramos também esta apresentação que pela primeira vez vem sugerir a todos nós, a necessária e filial preocupação de consolar com nossas orações e nossa vida, os “Dois Sagrados Corações Unidos no Amor”, colocando em prática uma carinhosa Devoção conjuntamente aos “Corações de JESUS e de MARIA”.

No Brasil, como em muitos países NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA é conhecida com o nome de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.


Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox