Arquivo do blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como as palavras de Deus devem ser ouvidas


Como as palavras de Deus devem ser ouvidas com humildade e como poucos as ponderam


As palavras de Cisto, palavras suavíssimas, excedem toda ciência dos filósofos e sábios deste mundo.

As suas palavras são espírito e vida e não devem ser julgadas segundo o critério humano.

Não se deve usar delas por vã complacência; mas devem ser ouvidas em silêncio, recebidas com grande afeto e toda humildade.

Bem-aventurado aquele a quem, o Senhor, instrui e ensina sua lei, para que o guarde nos dias maus e não fique sem consolo na terra.

- Eu, diz o Senhor, desde o princípio instruí aos profetas e a todos sem cessar e ainda falo; contudo, muitos são rebeldes e surdos à minha voz.

Muitos escutam o mundo de preferência a Deus; mais facilmente seguem os apetites da carne que o consentimento divino.

Promete o mundo coisas temporais e de pouco valor e é servido com grande empenho, o Senhor promete bens soberanos e eternos e os corações das pessoas ficam insensíveis.

Quem serve e obedece o Senhor em todas as coisas, com o mesmo cuidado, com que serve o mundo?

Envergonha-te, Sidônia, diz o mar e se desejas saber a causa, ei-la: Por pequeno lucro fazem as pessoas longas viagens e, dificilmente, dão um único passo pela vida eterna.

Procura-se sempre o lucro, mesmo que seja de uma maneira vil; por uma pequena moeda questionam e criam confusão, as vezes, vergonhosamente; por ninharia ou mesquinha promessa não se teme trabalhar e se fadigar tanto de dia como de noite.

Mas, que miséria! Pelo bem imutável e pelo prêmio inestimável, pela honra suprema e pela glória que não tem fim, hesita-se em sofrer um pouco.

Envergonha-te, pois, servo preguiçoso e murmurador, por haver alguns mais solícitos pela perdição, que tu pela vida eterna!

Buscam com mais gosto a futilidade, que nós a verdade.

Entretanto, não raro, são frustrados em suas esperanças; mas a promessa do Senhor a ninguém engana e jamais deixa de mãos vazias quem nele confia.

Se alguém perseverar fiel ao seu amor, até o fim, o Senhor dará o que promete e cumprirá o que diz.
É o Senhor o remunerador de todos os bons e quem submete a duras provações todos os justos.

Devemos guardar em nossos corações e meditar, atentamente, as palavras do Senhor, que, na hora da tentação serão muito necessárias.

O que não entendermos, quando lermos, conhecê-lo-emos no dia da Sua visita.

De dois modos costuma o Senhor visitar os seus eleitos: pela tentação e pela consolação; e, cada dia, dar-nos duas lições, uma repreendendo nossos vícios, outra exortando-nos ao progresso na virtude.

Aquele que ouve as palavras do Senhor e as despreza, terá quem o julgue, no último dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox