Arquivo do blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Reflexão V

REFLEXÃO V 

O que a razão compreende? Quase nada ; mas a fé abrange o infinito. O que crê está muito acima do que discorre, e a simplicidade do coração é preferível a ciência que alimenta a soberba. 

O desejo de saber foi que perdeu o primeiro homem ; buscava a ciência, achou a morte. 

Deus que nos fala nas Escrituras não quis satisfazer nossa vã curiosidade, mas iluminar-nos acerca de nossos deveres, exercer nossa fé, purificar e nutrir nossas almas com o amor dos verdadeiros bens, que todos estão encerrados nele. 

A humildade de espírito é, pois, a disposição mais necessária para ler com fruto os livros santos; e já não é pouco compreender quanto eles são superiores à nossa razão fraca e limitada 

Aparecestes, Luz divina, à gente que estava como em trevas de pecados; aparecei também a meu espírito quando leio e medito vossa palavra na sagrada Escritura. Ò Luz divina que nunca escureceis, ó resplendor celeste que nunca tendes trevas, ó dia formoso que nunca anoiteceis, ó sol rutilante que não tendes ocaso, caminhai com vossa formosura e entrai nesta alma que está desejosa de vossa claridade; enchei-a de vosso clarão divino para que em vós entenda a verdade, por vós a pratique, e goze de vós que sois a eterna verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox