Arquivo do blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

"CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIVRARÁ" (Jo 8,32)















“CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIVRARÁ” (Jo 8,32).

“Trata-se de uma liberdade espiritual”, visto que, estamos presos a nós mesmos, ao mundo e muitas vezes ao pecado que cometemos e somente a verdade nos liberta de tudo isso totalmente. Com efeito, escreveu São Paulo: “Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2Cor 3,17).

A Verdade é e nunca deixa de ser o que é; porque é Única, Infinita, Transparente, Insubstituível, Imutável, Permanente. A Verdade é a fonte de todo o bem, o Sumo Bem, a Verdade é o próprio Deus. É por isso que nada neste mundo se sustenta quando não se fundamenta na verdade. A verdade está em toda parte, nada nem ninguém escapa de sua presença; ela desvenda tudo, até mesmo o inaudito, isto é, o que jaz escondido nos segredos dos corações.

Dizendo em detalhes como devemos nos portar diante da verdade, o hagiógrafo do Livro da Sabedoria, assim se expressou: “Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos. A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá.” (Sab 1,15).

Ora, por sermos filhos da verdade nunca se ache no meio de nós mentira alguma, pois será uma ofensa terrível para a nossa alma, criada tão somente para ser e existir em Deus e nunca fora Dele. Jesus, o Filho amado de Deus, assim nos ensinou: “Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.” (Mt 5,37). E desse ainda àqueles que vivem na mentira: “Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44).

A verdade é tão resistente que nada teme nem mesmo a pior das torturas impostas, porque ela é inabalável e não perde nunca, porque nada tem a esconder e com a sua inocência, faz cair por terra toda e qualquer forma de aparência ou subterfúgios. É como nos disse o Senhor: “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.” (Mt 10,28-31). Ora, isto porque, na vida é a verdade quem nos sustenta mesmo se não notamos ou a negamos, porém, ela exige de todos nós coerência impecável para que nossa existência seja eterna nela, do contrário até mesmo o que julgamos ter, perderemos...

Nada neste mundo se compara à verdade, porque é dela e somente dela que brota o amor. Por isso, Deus, nosso Pai, nos revelou no ato da transfiguração do Senhor: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o”. (Mt 17,5). Portanto, a verdade tem nome, único nome que nos dá a salvação. A verdade se chama, Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, nascido da Virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo, ela que é a Mãe de Deus e nossa Mãe.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox