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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A ética é mais determinante que as crenças

“Lendo com atenção o relato do Juízo Final (Mt 25, 31-46), descobre-se que o que importa, o que interessa, o que Deus levará em conta, no juízo último e definitivo da humanidade, não será a fé, nem a religiosidade, nem a piedade, mas apenas uma coisa: o comportamento que cada um teve para com os seus semelhantes, especialmente com os que mais desfavorecidos”.

A reflexão é do teólogo espanhol José María Castillo, em seu blog Teología sin Censura, 01-12-2011. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Lendo com atenção o relato do Juízo Final (Mt 25, 31-46), descobre-se que o que importa, o que interessa, o que Deus levará em conta, no juízo último e definitivo da humanidade, não será a fé, nem a religiosidade, nem a piedade, mas apenas uma coisa: o comportamento que cada um teve para com os seus semelhantes, especialmente com os que mais desfavorecidos. Ou seja, os que passam fome, os doentes, os necessitados, os estrangeiros, os presos. Os que agiram dessa maneira neste mundo serão os aprovados por Deus, sem aludir sequer ao fato de que se tinham ou não crenças religiosas, se eram pessoas piedosas e praticantes, e outras coisas semelhantes.

De acordo com os Evangelhos, Jesus deu a entender, com frequência, que é isto que lhe importava. Neste sentido, é eloquente o relato da cura do criado de um centurião romano (Mt 8, 5-13; Lc 7, 2-10; Jo 4, 43-54). Aquele militar, como todos os militares do Império, tinha que fazer um juramento de fidelidade ao Imperador, que era considerado como Deus (“ipse deus”). Portanto, aquele centurião não tinha as mesmas crenças que os israelitas. Não tinha as verdadeiras crenças, mas tinha uma conduta exemplar, ao se preocupar tanto por remediar o sofrimento de um criado. E por isso, Jesus disse: “Eu lhes garanto que em nenhum israelita encontrei tamanha fé” (Mt 8, 10; Lc 7, 9). Que fé tinha aquele militar pagão? Nós diríamos: “uma fé equivocada”. E, no entanto, na opinião de Jesus, por mais equivocado que se esteja na fé, se é boa pessoa de verdade, isso é mais determinante, diante de Deus, do que todas as crenças, por mais ortodoxas que sejam. E, caso contrário, como se explica que na parábola do bom samaritano (Lc 10, 30-37), precisamente o modelo que Jesus coloca é o do herege samaritano, em contraste com o sacerdote e o levita, que eram os modelos da ortodoxia observante?

Não estou me exasperando. As “crenças religiosas” dividem as pessoas e opõem os crentes. Por causa das crenças se perseguiu, se torturou, se fez guerras, se matou os infiéis e agora se ofende e se insulta aqueles que não concordam com as crenças que eu tenho. Ou seja, por causa das crenças se despedaça a ética e se despreza os pecadores. E, em definitiva, as crenças são, com frequência, o argumento que justifica e legitima a violência. Pelo contrário, a retidão ética e a bondade com misericórdia, é isso que une, que rompe os fanatismos e acaba com os integrismos fundamentalistas, que tanto mal nos fazem e tanto sofrimento geram.

Termino com uma pergunta importante neste momento: é possível garantir que os povos mais crentes e observantes são exatamente os povos em que há menos corrupção, mais honradez no trabalho, mais honestidade na hora de fazer a declaração do imposto de renda, mais generosidade nos patrões e mais laboriosidade nos trabalhadores? Que cada qual veja, em sua consciência, que resposta damos a esta pergunta inquietante e incômoda.

4 comentários:

  1. Paz e bem!

    De minha parte já fazem muitos anos
    em que acredito nisto
    e a minha espiritualidade
    está embasada nisto.

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  2. A ética vem das crenças. Por que a crença, fonte da ética, não seria importante?

    Jesus julgará, sim. E quem cumprir a vontade de Deus, que é realizar seus mandamentos (ensinados na crença e fé que nos deixou por seus apóstolos e ao clero), pois a crença se prova na prática da ética, será digno do céu.

    A fé e a religiosidade são importantes fontes da misericórdia. Sem piedade (fé, religiosidade, devoção - desde que sinceras e profundas), tornamo-nos...impiedosos! Não é isso que acontece hoje em dia?

    S. Francisco nunca descuidou da piedade. Por isso sempre foi fiel aos mandamentos de Deus, pois bebia a água da fonte para poder fazer a vontade de Deus.

    Não relativizem a fé, filhos de S. Francisco!

    Abaixo as heresias!

    Que conversa de teólogo new age...

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  3. Paz e bem!

    Caro Anacoreta, o Penitente:

    O Teólogo José María Castillo
    não nega que haverá um julgamento.

    E em Mateus 25
    não são apresentados critérios relativistas
    e sim, Jesus, apresenta critérios
    até bem objetivos:
    Dar de comer, dar de beber,
    receber em casa, vestir os nus,
    cuidar dos doentes, visitar os presos.

    Alguém que aparentemente é religioso
    (reza diáriamente, paga os dizimos em dia,
    dá aulas de catequese etc.)
    mas não pratica o prescrito
    no texto do Juízo Final
    muitíssimo provavelmente
    será condenado.

    Já alguém que não é religioso
    (ateu, agnóstico, indiferente etc.)
    mas que mesmo assim
    pratica o prescrito
    no texto de Mateus, Capítulo 25,
    muitíssimo provavelmente
    será recebido de braços abertos
    por Deus Trino e Uno.

    *** Contudo Atenção: ***
    Na vida prática
    é muito fácil que
    nãocrentes abandonem
    o bom caminho
    e passem agir egoísticamente.

    Isto porque
    é muito fácil nos decepcionarmos
    com os seres humanos --
    há traições, há descaminhos,
    há incompreesões, há invejas,
    há mesquinharias etc.

    Já a pessoa que tem fé
    tem maior possibilidade
    de superar estas mazelas humanas.
    Pois acima da humanidade
    acreditam em alguém superior à ela.
    Esta é uma vantagem dos quem tem fé:
    apoio para superar obstáculos.

    Mas mesmo assim pessoas sem fé
    superam estes entraves humanos
    e por outro lado
    nem todos os fiéis
    conseguem usar a ferramenta
    à sua disposição
    e acabam abandonado a jornada.

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  4. De acordo!
    Só faltava essa excelente explicação.
    Continuemos todos na fé pelas obras!
    Fides per opera!

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