Arquivo do blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Porto Alegre: Curso de acompanhamento Espiritual Franciscano





Justificativa:
Nossos tempos exigem solidez de fé. “Ou somos místicos ou não somos nada” (Karl Rahner). Tanto na formação inicial como permanente e na formação dos cristãos leigos e leigas, principalmente as lideranças, a experiência de fé é um desafio sempre mais urgente. Sem dúvida, o Acompanhamento Espiritual personalizado é um meio fundamental e necessário nesse processo.
Por outro lado, ser Acompanhante Espiritual não é uma missão simples. Cada vez fica mais evidente que o Acompanhamento Espiritual necessita pessoas disponíveis e capacitadas para exercer esse ministério. Com o intuito de preparar essas pessoas, oferecemos esse curso de Acompanhamento Espiritual.
Este Curso, desde a realidade brasileira, que se inspira no FRIP (FRANCISCAN INTERNSHIP PROGRAM), é um programa que visa a preparar Acompanhantes Espirituais Franciscanos. Traduzido para o português, há vários anos vem se realizando aqui no Brasil. Muito procurado por religiosos/as de vários países, nasceu da convicção de que, como franciscanos/as, temos algo único a oferecer para o Povo de Deus: as fontes, a vivência e a partilha do nosso carisma. Isso motiva e habilita-nos a oferecer uma abordagem tipicamente franciscana no acompanhamento espiritual de pessoas, em retiros e no apoio de ministros/as desse serviço.
Histórico: O Curso de Acompanhamento Espiritual Franciscano (AEFRAN) é uma versão adaptada à realidade brasileira do FRIP (Franciscan Internship Program), programa que há mais de 20 anos se realiza em Toronto, no Canadá com a coordenação do Frei Ignatius Feaver OFMCap. Desde 2008, o AEFRAN vem sendo realizado no RS. A quinta edição que será realizada em 2012, passará a ser oferecido como uma das atividades da ESTEF.
Objetivo Geral: Preparar religiosos e religiosas para o Ministério do Acompanhamento Espiritual na perspectiva franciscana.
Objetivos Específicos:
  • Uma compreensão da dinâmica do caminho espiritual franciscano segundo a Legenda Maior de São Boaventura.
  • Reflexão e partilha sobre o processo de conversão de nossas vidas,  inspiradas nas fontes franciscanas para melhor poder acompanhar outras pessoas.
  • Um maior enriquecimento espiritual pessoal, identificando, partilhando e integrando os movimentos interiores do Espírito.
  • Aprendizagem e/ou desenvolvimento da arte do discernimento dos espíritos desdea mística de Francisco e Clara de Assis e de sua herança espiritual ao longo da história.

Metodologia: Como um curso essencialmente experiencial, nele os participantes são convidados a fazer um itinerário existencial transformador e prático, cujo espelho é o caminho e a experiência espiritual de Francisco e Clara de Assis. As dinâmicas utilizadas são: exposição de conteúdos teóricos, seminários, partilha e reflexão sobre vida e experiência, vivências celebrativas, estudos individuais orientados, exercício e prática de acompanhamento espiritual.
Destinatários do Curso: O Curso tem como base teórica e prática a tradição franciscana e, por isso, destina-se, preferencialmente, a religiosos e religiosas da tradição franciscana. No entanto é aberto à participação de religiosos e religiosas de outros carismas.
Requisitos: Religiosos e religiosas com, no mínimo, dez anos de profissão religiosa e 30 de idade; Carta de apresentação do Superior ou Superiora Provincial.

Número de Participantes: máximo de 12 participantes.

Conteúdos:
  1. Fontes Franciscanas com destaque para a Legenda Maior de São Boaventura
  2. História da Espiritualidade Franciscana
  3. Elementos fundantes da Espiritualidade Franciscana
  4. Teoria e prática de técnicas de Comunicação Interpessoal;
  5. Elementos de Psicologia para o Processo Pessoal de Crescimento
  6. Práticas de Acompanhamento Espiritual
  7. Teoria e prática de oração pessoal
  8. Leituras orientadas de temas específico


Assessores/Acompanhantes: Frei Sergio M. Dal Moro OFMCap. Irmã Maria Kuisner, OSF. Irmã Lucia Maria Junges, SF.
Inscrições: De 01 de fevereiro de 2012 a.01 de agosto de 2012.
Certificação: A ESTEF emitirá Certificado de Extensão correspondente ao Curso
Carga horária e regime de estudos: O Curso exige tempo integral com residência no local (regime de internato). A carga horária total é de 320h.
Datas: de 14 de outubro a 23 de novembro de 2012.
Coordenação: Frei Sérgio Marcelo Dal Moro e Irmã Maria Kuisner
Contato:
  •  Frei Sergio M. Dal Moro (Rua Santa Catarina, 2241. CEP: 92330-170 – Canoas RS Fone: (51) 33518232 sdalmoro@ofmcaprs.org.br             
  • Ir. Maria Kuisner – Rua Barão do Guaíba, 463, Bairro Menino Deus, CEP: 90850-120 - Porto Alegre, RS Fone: (51) 32336254 mariakuisner@abcbrs.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox