Arquivo do blog

domingo, 26 de maio de 2013

Eleito o 120º sucessor de São Francisco de Assis  





O norte-americano Frei Michael Anthony Perry foi eleito, nesta quarta-feira (22/5), na Cúria Geral de Roma, na Itália,  Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores para completar o sexênio (até 2015)  com a saída de Frei José Rodríguez Carballo, que foi nomeado arcebispo pelo Papa Francisco. Ele se torna o 120º sucessor de São Francisco de Assis.
Nascido em Indianápolis (EUA) no dia 7 de junho de 1954, Frei Michael estava no cargo de Vigário Geral da Ordem. Ele foi Ministro Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus (EUA), onde também foi professor de Teologia e, no pós-noviciado, trabalhou na Comissão Internacional de JPIC. Durante dez anos, trabalhou como missionário na República Democrática do Congo, a serviço da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.
Seu currículo académico inclui doutorado em Antropologia Teológica, mestrado em Teologia, mestrado em Formação Sacerdotal e Bacharelado em História e Filosofia.
Frei Michael ingressou na Ordem Franciscana em 25 de junho de 1977 quando fez o noviciado. Em 11 de agosto de 1978 fez a profissão temporária e professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de outubro de 1981.
Frei Michael é o terceiro norte-americano a ocupar o posto de São Francisco de Assis. Antes dele, o primeiro a ser eleito foi Frei Valentine Schaff, da Província São João Batista, e o segundo Frei John Vaughn, da Província de Santa Bárbara, para um mandato de 1979-1991.
Frei Michael substitui a Frei José Carballo, que foi Ministro Geral eleito em 2003 e reeleito em 2009, quando teria pela frente um mandato de seis anos (2009/2015). Mas com a nomeação de Frei José pelo Papa Francisco para a Secretaria  da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, foi convocada a eleição para esta quarta-feira, quando 34 representantes das 14 Conferências da OFM, mais o Definitório Geral e o Custódio da Terra Santa elegeram Frei Michael.
A Ordem dos Frades Menores está presente em 110 países, organizada em 103 províncias, 8 custódias autônomas, 14 custódias dependentes, 1 Federação e 20 Fundações. As Províncias e Custódias Autônomas são governadas, respectivamente, pelo Ministro Provincial e seu Definitório ou pelo Custódio e seu Conselho, eleitos pelo Capítulo Provincial ou Custodial. As Províncias de uma ou mais áreas geográficas formam uma Conferência. Na Ordem dos Frades Menores as Conferências de Ministro Provinciais somam 14.
A Ordem dos Frades Menores está constituída por cerca de 15 mil frades que, incorporados nas Províncias e nas Custódias, são governados pelo Ministro Geral com seu Definitório (Conselho). A Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório III (1223), é o fundamento da vida e da legislação da Ordem.
Que o Altíssimo Senhor sobre o olhar maternal da Senhora dos anjos da Porciúncula rainha da ordem dos frades menores,Francisco e Clara de Assis seja sempre a inspiração perfeita neste novo tempo de nossa fraternidade.
 O espirito Santo ilumine nosso querido Ministro Geral neste seu ministério da caridade fraterna como "menor entre os menores" como queria o seu predecessor e fundador Francisco de Assis.

Frei Lenivaldo Carvalho OFM

Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox