Arquivo do blog

domingo, 26 de maio de 2013

Ordenação Episcopal de Dom Frei José Carballo OFM em Santiago de Compostela, Espanha 



Foi um grande momento de ação de graças e muita emoção a ordenação episcopal de nosso confrade ex Ministro Geral da ordem, Sua Excelência Dom Frei José Rodríguez Carballo, OFM, Arcebispo titular de Belcastro e Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, foi ordenado bispo na Catedral Metropolitana de Santiago de Compostela, no sábado 18 de maio, 2013, na solenidade de Pentecostes.

 Louvado seja meu Senhor pelo dom da nossa vocação Franciscana...éramos centenas de frades menores de várias partes do mundo onde estamos presente como fraternidades provinciais da ordem, cardeais bispos, e arcebispos da ordem seráfica, além dos confrades ofm cap e ofm conv representados pelos dois ministros gerais. A celebração foi presidida pelo cardeal Tarcísio Bertone secretario de estado do vaticano que foi o consrante principal, alem dos dois consacrantes  o cardeal de servilha Dom Carlos Amigo Vallejo, OFM, e Dom Julián Barrio,  Arcebispo de Santiago de Compostela. Também participaram desta celebração oito cardeais, entre eles o franciscano Dom Cláudio Hummes, quatro núncios apostólicos, dez arcebispos, quinze bispos. Dom frei José foi nosso Ministro Geral pro dez anos e dedicou-se sempre com muito empenho e amor fraterno a cada um dos irmãos que ele mesmo soube ir ao encontro, nas mais diversas realidades da ordem soube ir ao contro dos irmãos, visitando as provinncias e custodias das diversas regiões do mundo onde estamos presente como frades menores., Hoje em Santiago de Compostela na Sé compostelana assistimos com grande alegria e emoção este momento que a igreja confiou a nosso irmão na plenitude do seu ministério sacerdotal, a graça do Episcopado dom de Deus para o serviço eclesial á sua igreja, e sempre como frade menor discípulo do Poverello de Assis.
Para mim em especial ter ido a Santiago de Compostela para participar deste grande acontecimento foi um Dom e um grande privilégio de Deus, louvo e bendigo ao altíssimo Senhor por ter me dado esta grande alegria, regalo de seu amor! um dos momentos que não me esquecerei em minha caminhada franciscana, lembro que quando fui dar um abraço de saudação fraterna ao frei José  eu disse "este abraço quer ser um abraço de todos os confrade  de longe que não puderam vir  especialmente os meus queridos confrades no Brasil e ele me respondeu  sorrindo, obrigado frei pelo carinho e amizade fraterna" .que o Espírito Santo ilumine  a vida e o ministério Episcopal de nosso querido confrade Dom Frei José Carballo OFM, que seja fecundo e a serviços dos mais pobres, os preferidos do reino. Que seu serviço junto a vida consagrada a serviço dela, seja sempre um sinal de Cristo consagrado, modelo de toda e qualquer consagração, seja frutuoso seu ministério a serviço da vida religiosa, Obrigado Dom Frei José por tudo que fizeste em favor de nossa ordem, sua e nossa fraternidade franciscana que desde os 10 anos começaste a fazer caminho como filho do seráfico pai são Francisco de Assis, Deus seja louvado! E que Virgem Maria Senhora e Rainha da ordem franciscana e o pai são Francisco com santa Clara sempre te acompanhem Dom Frei José Carballo, amem

Frei Lenivaldo OFM
Portugal 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox