Arquivo do blog

segunda-feira, 15 de julho de 2019

O AMOR HUMANO TEM SUA ORIGEM NO AMOR DIVINO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,34–11,1)(15.07.19)
.
Caríssimos ao longo de nossa história já está mais que comprovado, todos os que cultivaram o mal em seus corações e em suas ações terminaram os seus dias afundados nas próprias armadilhas que armaram contra os outros. Um coração que não cultiva as virtudes eternas do amor, da bondade, da justiça e da verdade, é um coração vazio, sem paz, perturbado, por isso, se torna incapaz de fazer o bem que vem de Deus.
.
Onde existe mentira, calúnia e injustiça, existe também opressão e toda espécie de falcatruas e crimes. A verdadeira justiça se fundamenta na verdade que a faz transparente, por isso, todos aqueles que se apoiam na lama fétida da mentira para emitir seus juízos terminam mergulhados no mar sem fundo da incoerência, da injustiça e da arrogância que os corrói, tirando-lhes o senso da verdade que os podia salvar. É o que vimos na primeira leitura de hoje e também largamente em nossos dias.
.
Não esperem nada de bom daqueles que usurpam o poder por meios pecaminosos, porque do pecado não vem nada de bom; o fato é que a ganância pelo poder temporal é um mal que corroe a sensatez humana gerando ódio e todo tipo de maldade contra aqueles que realmente querem fazer o bem conforme a vontade de Deus.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que o amor humano tem sua origem no amor divino e que toda afeição que não nasce do "amor a Deus sobre todas as coisas", é apego inútil e fonte de frustrações. De fato, não existe amor verdadeiro fora da Fonte inesgotável do amor de Deus, visto que, "Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele." Portanto, o amor não é apenas um nobre sentimento, mas, a própria essência da vida.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox