Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de julho de 2019

SAIU O SEMEADOR À SEMEAR...


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 13,1-9)(24.07.19)
.
Caríssimos, a vida em Deus é uma das maiores graças que recebemos, isto porque é o Senhor mesmo quem nos conduz e cuida de nós, como Jesus nos ensinou: "Eis o que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?"
.
O fato é que estamos acostumados à fazer tudo segundo a nossa vontade e por isso, deixamos de experimentar o cuidado e o novo de Deus em nossa vida; bem como vimos na primeira leitura de hoje, onde em meio ao povo eleito sobrou reclamações, lamentações e o desejo escabroso de voltar para a escravidão do Egito ao invés de permanecerem fiéis às instruções do Senhor por meio de Moisés e Aarão a fim de seguirem em frente rumo à terra prometida na certeza de que Deus nunca falha.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos conta a Parábola do Semeador que saiu a semear as sementes da Palavra; ora, essa Parábola nos mostra que Deus nos criou como solo fecundo onde a Sua Palavra gera em nós frutos de salvação e de vida eterna, mas isto quando obedecemos e seguimos o que Ele nos ensina. De fato, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos por corresponderem às graças recedidas.
.
Conclusão: Caríssimos, a vivência da fé é o meio que o Senhor nos dá para pormos em prática a Sua divina Palavra, como Ele nos ensinou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." Portanto, não podemos esquecer que a prática da Palavra do Senhor é o que nos faz ser fiéis até fim, pois, "Aquele que é fiel nas pequenas coisas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox