Arquivo do blog

quinta-feira, 15 de julho de 2021

NO TEMPO A CAMINHO DA ETERNIDADE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 11,25-27)(14/07/21)


Caríssimos, o tempo é a eternidade em contra gotas, ele contém os elementos precisos para chegarmos à eternidade definitiva, porque ele já se encontra dentro dela e por isso é feito de esperas; e a medida que passa, chega se despedindo do passado, que se bem vivido colhe os frutos das virtudes com que foi cultivado com o amparo da graça de Deus, porque sem Deus nada há de bom neste mundo, tudo é caos, um certo vazio eterno.


Na primeira leitura Moisés cumprindo a lei do trabalho encontra Deus de um modo inusitado, isto é, dentro de uma sarça ardente que se queima, mas não se destrói; como o tempo que passa para encontrar a eternidade que espera mesmo estando dentro dela. De fato, a vida é um grande mistério feito de esperas e encontros com suas surpresas no meio; de certo, ela é uma missão que recebemos do Senhor.


Deus em seu propósito de amor quis encontrar Moisés, e Moisés o encontrou, e mesmo se dizendo pequenino incapaz de tamanha missão, em sua pequenez Moisés se deixou guiar pelas promessas e evidências que o Senhor lhe dava para manter sempre acesa a chama da fé com a qual realizou os prodígios impossíveis para um simples homem, por cuja humildade Deus agiu poderosamente para libertar o seu povo da escravidão do Egito.


Por esse motivo concluímos que Deus sempre se deixa encontrar pelos os mais pequeninos, porque reconhecem que são sustentados por Ele e por isso sabem agradecer por tudo e amam-no acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmos. De fato, a vida é um bem eterno e felizes são aqueles que a vivem segundo a vontade de Deus, como nos ensinou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.


No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos faz experimentar a graça da humilde dependência de Deus, bem como Ele viveu e nos ensinou a viver: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado."


Portanto, caríssimos, tal qual um bordado que de um lado é um traçado confuso; mas do outro é uma estampa perfeita, assim é a nossa vida neste mundo quando permitimos ao Senhor de nos modelar segundo o seu querer para nos fazer perfeitos como Ele é Perfeito, nos fazer santos como Ele é Santo.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox