Arquivo do blog

quarta-feira, 28 de julho de 2021

O TESOURO E A PÉROLA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,44-46)(28/07/21)


Caríssimos, esta liturgia de hoje é como um bálsamo suave para a alma inquieta com as distrações e os valores passageiros e pouco eficazes deste mundo. Quantos neste momento não estão buscando reconhecimento, fama, poder e prazer pensando encontrar nessas coisas a plena realização? E no entanto quando muito, encontram frustração, vazio existencial e falta de sentido para a vida; isso porque a verdadeira felicidade só a encontra quem encontra Cristo, o único que preenche toda a nossa vida.


Na primeira leitura de hoje Moisés encontrou Deus que lhe prescreveu os Santos Mandamentos, isto é, a perfeita regra de vida em que o povo eleito o encontra e o segue pondo em prática a Sua Santa Vontade, porque fora da Vontade de Deus não existe felicidade nem paz nem verdadeira alegria de viver. De fato, esse encontro de Moisés com Deus o marcou para sempre, pois seu rosto resplandecia a luz divina que trazia em sua alma fruto da sua união com o Senhor.


De certo, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos conta duas pequenas parábolas para nos ensinar a encontrar o Reino de Deus e Nele permanecer; trata-se do Tesouro e da Pérola, o primeiro escondido num campo e a outra em meio os afazeres desta vida. Quem encontra esse Tesouro, vende tudo o que tem, isto é, permuta para obte-lo. De igual modo, faz com a Pérola.


Com efeito, nos perguntemos, como realmente fazemos o nosso encontro com o Senhor Jesus? É Ele o nosso único Tesouro ou buscamos outros? Deixamos tudo para o seguir rumo ao Reino dos céus, como o fizeram todos os santos e santas de todos os tempos? Quais os frutos, isto é, quais os efeitos desse nosso encontro com Ele que é o autor e consumador de nossa fe?


Portanto, caríssimos, é a resposta autêntica à essas perguntas que nos faz ser seus verdadeiros discípulos, fiéis e disponíveis para as obras de misericórdia que o Senhor de antemão preparou para que nós as praticássemos. Destarte, comungar Jesus na Santa Eucaristia e pôr em prática a Sua Divina Palavra já é possuir esse Tesouro.


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox