PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 12,38-42)(19/07/21)
Caríssimos, "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê." (Hb 11,1). De fato, a fé é o dom por excelência da nossa salvação, porque por ela encontramos o Senhor Jesus e Nele permanecemos para fazermos em tudo a Vontade de Deus, nosso Pai. No entanto, mesmo dotados dessa graça, somos tentados a não crer por conta dos desatinos e das perseguições dos faraós deste mundo.
Na primeira leitura vimos a que tipo de prova Deus submeteu o seu povo que havia libertado do Egito tendo Moisés a sua frente. Depois de deixarem a escravidão se puseram a caminho da terra prometida, tendo como única segurança a fé nas Suas promessas. Porém, ao se depararem com a perseguição do Faraó e seu exército, começaram a duvidar, mas Deus logo veio em seu socorro os encorajando por meio de Moisés para permanecerem fiéis até o fim e assim vencerem todos os seus inimigos.
De certo, que lições de vida tiramos desta liturgia de hoje? De fato, a nossa vida neste mundo é uma passagem do "Egito", representado pela opressão do pecado, cujo Faraó é o diabo; para a terra prometida da vida eterna no Reino de Deus, conduzidos por nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho amado de Deus, à glória da ressurreição atravessando o mar vermelho deste mundo.
Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos mostra que somente uma geração má e adúltera é que busca sinais para crê; ao contrário, os simples e humildes de coração crêm no seu Nome e nas suas Palavras, e seguem fielmente os seus ensinamentos, por isso, fazem verdadeiramente a experiência da sua ressurreição.
Portanto, caríssimos, como vimos nas leituras desta liturgia, todos nós precisamos de salvação, todavia, não aquela baseada em nosso modo de crê, cercado das nossas próprias seguranças, apegos e outros tipos de comportamentos que na verdade nos mantém escravizados. Mas, da salvação que vem da fé em nosso Senhor Jesus Cristo que nos liberta de nós mesmos, de todos os nossos apegos e de todos os outros males.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário