Arquivo do blog

terça-feira, 6 de julho de 2021

A LUTA CONTRA O PECADO...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA

(Mt 9,32-38)(06/07/21)


Caríssimos irmãos e irmãs, não existe pecado sem tentação, sem consentimento e a prática; e para entendermos melhor, toda tentação é a voz do maligno que fala sorrateiramente à mente humana sugerindo pensamentos, comportamentos e ações contrárias à vontade de Deus. Ora, tudo o que é mal vem do maligno, porém, depende do consentimento, da aceitação e da prática humana para se tornar pecado.


Com efeito, porque somos dotados do livre arbítrio, que é o poder de Deus em nossa vida, nenhum mal espiritual, moral e físico poderá nos atingir se dissermos não às tentações e aos pecados sugeridos pelo maligno, ainda que temporariamente soframos alguns danos como sofreram o patriarca Jó e todos os mártires que deram a vida por Jesus.


No Evangelho de hoje, exercendo o seu ministério, o Senhor Jesus expulsou o demônio de um homem mudo que depois de liberto começou a falar. "As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.


De fato, a admiração pelas obras realizadas por Jesus é sinal da graça recebida por aqueles que reconhecem e agradecem o bem realizado por Ele de modo que crescem na fé, na adesão e no seu seguimento. Por outro lado, aqueles que julgam perversamente atribuindo as ações de Jesus ao maligno, pecam gravemente contra o Espírito Santo, por isso, jamais serão perdoados, por se tornarem culpados de um pecado eterno.


Portanto, caríssimos, sigamos humildemente esta exortação de são Paulo para evitarmos todas as tentações e pecados: "Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco." (Fil 4,8-9).


Paz e Bem!


Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox