Arquivo do blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

QUANDO VIRÁ O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA?


 

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,20-25)(10/11/22).

Caríssimos, a liturgia de hoje nos proporciona um lastro luminoso de esperança principalmente neste tempo tão difícil que estamos atravessando; trata-se do maior desejo da humanidade, a vinda do Reino de Deus e do cumprimento da sua justiça.

No Evangelho de hoje "os fariseus perguntaram ao Senhor Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ao que o Senhor respondeu: 'O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós.' Ou seja, a presença de Cristo perpassa o tempo e preenche o universo, e é Ele que representa o Reino de Deus entre nós. 

Com efeito, quantas gerações já se passaram desde a primeira vinda do Senhor Jesus, até os nossos dias? Ou seja, quantas pessoas nasceram e morreram sem que acontecesse sua tão desejada Parusia (sua vinda gloriosa)?

São Pedro na sua segunda carta nos recorda isso: "Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências. Eles dirão: Onde está a promessa de sua vinda? Desde que nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo.

Esquecem-se propositadamente que desde o princípio existiam os céus e igualmente uma terra que a palavra de Deus fizera surgir do seio das águas, no meio da água, e deste modo o mundo de então perecia afogado na água. Mas os céus e a terra que agora existem são guardados pela mesma palavra divina e reservados para o fogo no dia do juízo e da perdição dos ímpios." (2Pd 3,3-7).

Portanto, caríssimos, escutemos humildemente o Senhor Jesus: "Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem." (Lc 12,36-37.40).

Amados irmãos e amadas irmãs:
"O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam. Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão.

Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém. Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade." (Pd 3,9-11).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox