Arquivo do blog

sábado, 5 de novembro de 2022

QUEM É FIEL NAS PEQUENAS COISAS TAMBÉM SERÁ FIEL NAS GRANDES...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,9-15)(05/11/22).


Amados irmãos e amadas irmãs, "o Evangelho de hoje nos põe numa encruzilhada: a quem queremos servir? A Deus ou ao dinheiro? O dinheiro não é ruim em si mesmo, mas Jesus nos ensina que deve ser usado somente para o bem de todos." (Mons. Angelo Spina).

Meditemos com amor e atenção este Pequeno Sermão de Cada Dia.

Caríssimos, estamos tão acostumados com o poder de compra do dinheiro que muitas vezes entramos em pânico só em pensar que ele nos vai faltar; digamos que esse é um péssimo sinal, porque é pôr a confiança no que não nos dar real segurança, pelo contrário, quem o possui tem medo de perde-lo, e isso gera desconforto.

Na primeira leitura são Paulo expressa com precisão o que significa viver da Divina Providência: "Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. 

Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando saciado ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. Tudo posso naquele que me dá força." (Fl 4,11-13). De fato, esse comportamento de São Paulo demonstra o quanto precisamos, nós e os demais penitentes, viver da Divina Providência. 

Com efeito, este mundo está se perdendo porque os homens fizeram do dinheiro um deus que os está disruindo pela ganância que os corrói por dentro, tirando-lhes a sensibilidade para com os mais necessitados, de modo que, milhões morrem de fome por conta do monstro do egoísmo que não para de crescer. 

Decerto, não é por menos que disse o Senhor Jesus: "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus." (Mt 19,24). Com isso, percebemos o perigo a que estão se expondo os vivem acumulando indevidamente, enquanto milhões de pessoas morrem de fome diariamente. 

No Evangelho de hoje disse o Senhor: "Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 16,10-13).

De fato, todo apego é maléfico principalmente o apego ao dinheiro que não passa de papel timbrado que ninguém leva consigo quando parte deste mundo. Por isso, escutemos o Senhor Jesus: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6,33-34).

Amados irmãos e amadas irmãs, "Muitos pensam que com dinheiro podem comprar tudo, mas não é bem assim, existem coisas que não se podem comprar, simplesmente porque não estão à venda. 

O amor, por exemplo, não é algo que se compra. Na sociedade de hoje, as pessoas vivem por dinheiro e fazem grandes esforços para conseguir mais dinheiro. Também pode acontecer que alguém venda sua alma ao diabo para ficar "rico".

Todavia, se queremos ser verdadeiros discípulos de Cristo, somos chamados a buscar um tesouro que nenhuma traça pode corroer, esse tesouro é o Reino Deus, é Deus mesmo." (Mons. Angelo Spina) 

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox