Arquivo do blog

segunda-feira, 3 de abril de 2023

A VERDADE LIBERTA SEMPRE...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 12,1-11)(03/4/23) 


Caríssimos, a verdade é transparente, límpida, sem mácula, divina, autêntica; nela não há meias palavras, por isso, se expressa perfeitamente e liberta sempre. Basta escutá-la atentamente e seguir os seus passos no compasso da vida, porque fora dela tudo é morte. A Verdade é Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo. "Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh'alma." (Is 42,1a). E ainda: "Eis o meu filho muito amado, em quem me comprazo, escutai o que Ele diz." (Mt 3,17).

Dito isto, agora se pergunta: quem realmente corresponde a toda esse amor, bondade e misericórdia do Senhor? Porque sem essa correspondência os homens não passam de um sopro que se esvai... É triste ver que os algozes de Jesus rejeitaram todas essas graças, e partiram para um confronto direto com Ele. E o pior de tudo, é que usaram de todo tipo de artimanhas, mentiras e trapaças; injustiças e traições, insídias e perversões. 

De fato, a corrupção e a mentira envenenam a alma, e isso já vêm de muito longe, pois já se encontravam no primeiro pecado e prosseguiu fazendo estragos até em nossos dias. Vemos isso claramente no Evangelho de hoje: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela." (Jo 12,5-6).

Portanto, caríssimos, tudo é graça na vida de quem ama o Senhor e segue o seu caminho fielmente, "pois de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?" (Mc 8,36). Bem nos ensina o salmista: "Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, próspera. 

Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembléia dos justos. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição." (Sl 1,2-6).

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox