Arquivo do blog

sábado, 16 de dezembro de 2023

Ó SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI POR NÓS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 17,10-13)(16/12/23)

1. Amados irmãos e amadas irmãs, nas profecias do Antigo Testamento referente à vinda do Messias muito se comentava a respeito dos sinais proféticos que identificariam esse momento. Dentre estes sinais se encontrava a vinda do Profeta Elias e sua missão de fazer voltar ao Senhor os que Dele estavam afastados. 

2. Com efeito, havia também os sinais que Senhor Jesus menciona aos discípulos de João Batista dirimindo sua dúvida a respeito da sua vinda: "Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres." (Mt 11,4-5).
.
3. Decerto, cumprindo as predições dos antigos profetas, João Batista começou sua missão como o último dos enviados por Deus com os mesmos carismas do profeta Elias para anunciar ao povo eleito que o tempo do cumprimento das profecias messiânicas chegara e que Jesus era o Messias por eles esperado. 

4. Mas, como também havia sido profetizado (cf. Is 53; Sl 21), o Messias seria rejeitado e morto pelos chefes do povo que, ao invés de o acolher, o crucificaram; e com isso, cumpriram esses oráculos, mencionado por Jesus no Evangelho de hoje.
.
5. A esse respeito escreveu são João evangelista: "Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 

6. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 
.
7. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." (Jo 1,9-13).
.
8. Amados irmãos e amadas irmãs, os sermões escatológicos de Cristo (cf. Mt 24 e 25), dizem respeito ao final dos tempos, e eles nos mostram os sinais que revelam a sua Parusia; por isso, precisamos ficar atentos para não cairmos na mesma cegueira espiritual daqueles que rejeitaram o Senhor, mesmo vendo os sinais que identificavam a sua primeira vinda.
.
9. Comentando este Evangelho de hoje, disse o Papa Bento XVI: "Ao anunciar aos seus discípulos que terá de sofrer, ser morto antes de ressuscitar, Jesus quer que eles compreendam quem Ele é realmente. Um Messias sofredor, um Messias servidor, e não um libertador político todo-poderoso. Ele é o Servo obediente à vontade do Pai, até ao ponto de oferecer a sua própria vida.
.
10. Desse modo, Jesus vai contra o que muitos esperavam dele. A sua afirmação é chocante e desconcertante. Seguir Jesus é tomar a sua cruz para o acompanhar no seu caminho, um caminho incômodo que não é o do poder ou da glória terrena, mas que leva necessariamente a renunciar a si mesmo, a perder a vida por Cristo e pelo Evangelho, para salva-la.
.
11. Porque estamos certos de que este caminho conduz à ressurreição, à vida verdadeira e definitiva com Deus. Decidir acompanhar Jesus Cristo, que se fez Servo de todos, exige uma intimidade cada vez maior com Ele, escutando atentamente a sua Palavra para dela tirar a inspiração para as nossas ações." Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Firefox